sábado, 27 de março de 2010

13 - Horehound - The Dead Weather


Bom, fechando março e também a sequência de peso sonoro com vocais femininos eu lhes apresento a Dead Weather.
A banda é (mais) um projeto paralelo de Jack White.
Dessa vez, contudo, ele ataca de baterista, e o pior (ou melhor, afinal) é que o cara é bom. O baixo fica por Jack Lawrence (também baixista do Raconteurs) e a guitarra por Dean Fertita (que não conheço de nenhum outro lugar). Mas os vocais pertencem à ex-The Kills, Alison Mosshart.
Há quem vá ouvir o cd e dizer: ei!, isso é bem mais leve que a Juliette.
É... E não é...
Quer dizer, é um projeto do Jack. Só nós sabemos o quanto ele não é exatamente normal, não? (Dúvidas sobre a exentricidade de Jack White, busquem no Google... Vocês se surpreenderiam). O álbum é o que pode-se considerar como Alternativo. Tanto o Horehound quanto seu sucessor Sea of Cowards (na minha humilde opinião, o melhor entre os dois discos da banda) tem uma sonoridade particularmente sinistra. Como diria um grande amigo meu: quando alguém toca "Jawbreaker" Satanás ri em triunfo. E deve rir, aquele disco é maligno (e eu adoro ele heheh)!

Mas o charme de todas as músicas é dado, de longe, pela Alison. Não que o resto da banda seja descartável; e isso inclusive é tudo o que os caras NÃO são. Já mencionei na postagem sobre o Broken Boy Soldiers (Raconteurs) sobre o talento nato do Lawrence e do White. Mas eu já gostava do Kills um pouco por causa do jeitão da moça. Vejam bem, ela não é exatamente bonita. Mas a voz dessa mulher é de arrepiar os pêlos da nuca quando ela se esforça - e como ela se esforça com a Dead Weather! Ela me lembra muito aquelas Bad Girls morenas dos anos 70 - 80 no jeitão. No Kills nem era tanto porque o lance dela por lá era mais fumado do que nessa banda. Mas vai dizer que nesse clipe ela não é uma Bad Girl cuspida e escarrada:


(Esse clipe não tem quase nada de mais, mas acho ele animal!)
A coisa começa com uma pegada quase sutil, com vocais duplos e talz, engrossa lá pelo refrão e vira um rockão fudidaço. E apesar de curto, acho o solo matador. "Threat Me Like Your Mother" vale o cd inteiro, mas existem outras tão boas quanto ela. Gosto de "No Hassle Night" porque apesar de levemente calma (depois daquela entrada diabólica, claro...) carrega muito do timbre da Alison que mencionei acima. 
Outra no mesmo estilo é "So Far From Your Weapon". Com uma pegada muito pistoleira (juro que já cheguei a imaginar umas doze versões diferentes para um clipe dela e, modéstia a parte, ficariam ótimas as doze) que dá pra imaginar fácil um daqueles bares de faroeste... Nossa, se fosse viajar nessa música o post viria em três volumes... A melhor do cd, pra mim sem dúvidas.

"New Pony" é (mais uma) cover do Bob Dylan. Acho uma música engraçada, apesar da letra toda macabra sobre uma Ponei chamada Lúcifer (???) que quebrou a perna e foi sacrificada com um tiro na cabeça... Nenhum sadismo, mas os backing vocals são hilários (e me remetem inevitavelmente à "Salute Your Solution", em que a voz do Jack regride uns 30 anos hehehe).
Na leva engraçada eu também gosto de "I Cut Like a Buffalo", com uma dupla pegada vocal entre a moça e Jack White, que aliás acontece em quase metade do disco. Destaque pro Fertita no órgão deixando a música com o clima mais bizarro possível. Mas o cara manda muito bem.
Falando do Fertita e dedos mágicos, ele tocar "Will There Be Enough Water?" encerra o cd com um "quase" blues da hora. Tudo bem quer aqui o estrelismo do White pega um pouco pesado e a voz dele aparece mais, mas enfim, irrelevante. A música é fodona e ponto.

Pra destaque do Lawrence eu gostaria de não deixar passar em branco "Rocking Horse":


(Esse riff do baixo de Jack Lawrence e toda a música foi algo que deixei passar em branco da primeira vez em que comentei esse disco. Quando revisei a postagem achei um absurdo não ter falado dela antes...). "Rocking Horse" é a que pra mim melhor representa a banda no clima "tétrico" que tanto venho falado. Fora que a guitarra dela aqui me lembra daquele mesmo clima "pistoleiro" de "So Far From Your Weapon". Muito boa, mesmo!

O cd é bom e capricha em inovações instrumentais. Vale a pena escutar, mas não é nenhum clássico. Eu daria 8 pra ele. Mas daria um 10 fácil pro Sea of Cowards.

"Ah, e por que não falou deste antes então, Senhor Crítico?"

Porque na época em que escrevi a postagem o Sea of Cowards ainda estava em processo de finalização e lançamento e ainda não havia vazado sido lançado à venda. Só um ou dois meses mais tarde me deparei com ele e o comprei. Mas haverá outras oportunidades...
E com essa postagem um tanto curta eu encerro minha leva de vocais femininos por Março.
Em breve espero postar mais sobre moças de personalidade forte e música boa!
Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário