terça-feira, 16 de março de 2010

10 - Love. Life. Ukulele - Sophie Madeleine


Seu demagogo! Fidaputa! Cadê os álbuns de rock que disse que ía colocar???
Calma gente.
Em primeiro lugar quero dizer que mais álbuns pesados estão a caminho.
Segundo lugar, quero ressaltar que a música é o que me move. Se me chama atenção, é o que vou colocar aqui.
E a Sophie fez isso. Mesmo que a praia dela não seja Rock.

Sophie Madeleine é uma "Lady Band".
Cria e produz as próprias músicas em casa, com equipamento simples (claro, que garantam um mínimo de qualidade). Uma das minhas frases cotidianas favoritas é: quanto menos, mais.
Quanto mais simples e esforçado, mais bonito fica. Foi essa minha impressão do álbum da moça.
Não conheço bem a história dela, então vou falar como conheci ao invés de dizer bobagem.

Assistia muita MTV ano passado. Numa das passagens de canal, comentaram sobre a moça londrina que escrevia, produzia e desenvolvia em casa seu próprio material.
Ela tocava um instrumento de nome estranho do qual eu nunca tinha ouvido falar (o tal Ukulele - que pra mim, leigo, é só um cavaquinho com som mais legal) e tinha uma voz "bonitinha".
Ouvi o que passou na reportagem, que durou uns vinte segundos, anotei o nome dela e... esqueci onde tinha guardado o papel (porra, sempre faço isso...).
Semanas mais tarde estava estressado e achei o bendito papel sem querer embaixo da zona que é a minha cômoda. Procurei trabalhos dela e relaxei.

O que mais gostei, um cover do Bob Dylan (conheço muito pouco dele  - que sacrilégio! - mas prefiro ela cantando, obrigado):



Gostei porque não tem frescura. É simples e puramente bom.
No Youtube há alguns vídeos dela cantando outras músicas além das que entraram para o disco. Inclusive, quando consegui o álbum havia uma faixa extra com uma música de um dos vídeos que não faz parte do disco original. A tal música é um cover de Ella Fitzgerald e se chama "Goody Goody" (muito boa também).

Ela escreve letras complexas e romantiquinhas e gostei bastante. Me acalmou muito ouvir a voz doce dela por um tempo.
Diferente, contudo, dos vídeos ela usa vários instrumentos no cd (na maioria gravados nas mãos dela); dificilmente com o auxílio de outros músicos. Há algumas exceções, claro. Já na segunda faixa do disco, "I Just Can't Stop Myself (From Wrtiting Songs About You)", ela canta na companhia de outro músico (e me perdoem sinceramente, mas não sei quem é ele). Apesar de um começo meio popzinho e meio "Tinkerbell" demais, a coisa engrena quando a moça começa a cantar. Sublime.

Sem mais delongas, gosto muito da primeira música, "Take Your Love With Me (the Ukulele Song)" por ser só com ela e o instrumento. Na verdade todas as músicas em que ela está somente com um instrumento são excelentes.
Gosto também de "One kiss, Too Many" pela letra (sim, mais uma vez a letra e seu papel decisivo pra eu gostar de música). Apesar de ter citado ali por cima que a Sophie tem um clima romântico nas suas composições, em nenhum momento significa que ela tenha o jeito Hanna Montana de fazê-lo. A mina é muito fodona boa letrista porque escreve sobre sentimentos mais elaborados. Gosto bastante disso.

"The Knitting Song" tem um quê especial pela gaitinha no começo, os assovios e os backing vocals. Acho que é a música mais tranquila do disco todo e provavelmente minha favorita da moça. E apesar de muito bem trabalhada, reforço o quão simples as músicas são. "When New Year Comes Around" também aposta em sons diferentes, já abrindo com uma flauta, xilofone e tudo mais. Parece canção de trilha sonora de filme, na verdade.
Logo depois dela, e completamente em outro clima, "Wave Goodbye" tem um feeling muito particular. Não sei bem o que é, mas essa me deixa bem nostálgico. Quando escuto vôo longe...

"Who Will Buy?" é outra da qual eu gosto, mas ela é uma espécie de mix pra mim entre "Wave Goodbye" (pelo feeling) e "One Kiss, Too Many":



Lamento apenas que a moça não tenha apostado em uma prensagem maior dos discos. Mesmo no Reino Unido, houve apenas uma prensagem muito pequena. Não deu nem tempo de encomendar na Amazon...

Mas enfim, voz doce, ritmo calmo e letras complexas.
Tudo o que quero ouvir pelo menos esta noite.
Escutem a moça, vale a pena.

10 comentários:

  1. Músicas muito boas...

    Simplicidade que paga boas horas de escuta...

    Sophie Madeleine apavora!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Esqueci que tinha te passado esse já =D

    ResponderExcluir
  3. Cá entre nós, tbm prefiro ela cantando a do Bob Dylan...!

    BeijOo*

    ResponderExcluir
  4. Ah, mas essa vc não passou não...

    Já conhecia... ;)

    hehehe

    ResponderExcluir
  5. Cara, o bob dylan é foda, mas ele tem tipo uns disturbios vocais xD

    Parece o popeye cantando haha.

    Adorei essa guria!

    ResponderExcluir
  6. Essa foi épica:

    Popeye = Bob Dylan XD

    Enfim, que bom que a postagem vingou =D

    E que bom que agradou quem já conhecia também!

    A próxima resenha também é sobre uma moça massa.

    Aguardem ;D

    ResponderExcluir