quinta-feira, 18 de março de 2010

11 - Eye to the Telescope - KT Tunstall


Cara, o que houve com o papo de Rock and Roll e tudo mais?
Porra, vim aqui seco em ouvir falar de coisa pesada e você me tasca mais uma minazinha qualquer com um microfone na mão???
Bom, vamos por partes:
Estamos em Março (mês da mulher, vamos dar uma colher de chá pra elas), senhores, e achei bacana comentar (de uma forma até inconsciente) sobre cantoras das quais gosto.
Outra coisa é que a KT é um pouco mais agitada do que a Sophie (postagem abaixo) nas músicas que faz e pretendo tornar essa leva de postagens uma crescente de "peso" no som.
E para concluir a introdução que fique claro que, nem de longe, elas são simplesmente "minazinhas com um microfone na mão". Todas elas, nas palavras de um grande amigo que já fiz minhas, "ruleiam".
=D

Quem me apresentou a KT foi minha prima. Ela me perguntou se eu conhecia a moça e eu disse que o nome não me era estranho. Ela cantou um pedacinho de uma dessas músicas de novela quaisquer...

"Suddenly I See...
This is where I wanna be..."

Eu olhei pra ela e disse que sim, mas que ela era meio "pop" demais pra mim. Foi então que vi um misto de triunfo e alegria no rosto dela e ela me mostrou esse vídeo:


Quando vi isso pensei em várias coisas, tais como: "cara, ela fez um cover do Jackson 5 sozinha!", "cara, que voz impressionate!", "cara, como ela é 'legal' tocando!" e, claro, "onde acho um cd bom dessa mulher?" XD
A primeira coisa que me impressionou foi de que ela também é uma Lady Band. A diferença entre ela e a simpática moça do Ukulele, contudo, é que ela é uma Alive Lady Band!
É tudo no muque e ao vivo!
Um jogo de pedais, uma exelente noção de tempo, vontade de fazer um som legal e um timbre de voz marcante... Ela é simplesmente muito foda.

Ouvi dois discos inteiros dela (esse e o Accoustic Extravaganza) e gostei de ambos.
Ainda me falta um, mas ando sem nenhum puto no bolso (sem nenhuma referência implícita... ;D) e ele vai esperar por um download ou mais um mês.
Resolvi comentar o ETTT por achar primeiros álbuns reveladores.
Dificilmente uma banda mostra pouco de si num primeiro álbum; do contrário, querem mostrar serviço pra sair por aí e farrear com uma platéia cheia.
O ETTT é um álbum de levada pop. Não há como negar isso. Mas pelo menos é um pop agradável.

Gosto de algumas músicas do cd, todas diferentes entre si.
"Other Side of the World" abre o cd de forma agradável e gosto da letra. A levada de "Under the Weather" me lembra "Wonderwall" do Oasis por um motivo que não consigo explicar. Mas gosto de uma e gostei da outra, de qualquer maneira. "Black Horse and the Cherry Tree" tem a levada mais legal do cd (além de ter sido a segunda que vi a mulher fazer ao vivo sozinha) e é minha preferida. "Stoppin' the Love" é boa também e tem um refrão que me leva direto pra uma praia bonita em um dia de sol com coisas bizarras acontecendo em volta (não me perguntem por que). Diferente e muito boa, "Trough the Dark" é pau-a-pau com "Black Horse and the Cherry Tree", mas em composição é ótima. Além de ser quase um Jazz. Ótima e ponto.

KT tem uma história legal de vida e gosto de ver como ela faz música boa só tendo engatado na coisa com seus vinte e tantos anos.
Chega a ser inspirador até...

4 comentários:

  1. Cara, vou te contar...
    Sempre tive aversão à minas com microfone/violão na mão... Mas essas tuas eleitas aí mudaram meus conceitos... Não em 100%, mas, já é um começo... hehe

    ResponderExcluir
  2. Pode crer, essas mudaram os meus também ;D

    ResponderExcluir
  3. Caro Thom!

    Minha curiosidade foi atiçada...
    As coisas bizarras na praia tem algo a ver com um pistoleiro e algumas lagostrosidades? A primeira coisa que imaginei foi isso... hihi

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não, são mais aquelas situações inusitadas de praia mesmo: pessoas se enterrando na areia, uma criança na beirada da água tombando com uma onda, mulheres virando camarão e cachorro pegando linguiça da churrasqueira XD

    Beijo, Bah

    ResponderExcluir