sábado, 6 de março de 2010

08 - Them Crooked Vultures (simples assim)


Este post pode ficar grande demais (ou não).
Cacete! Como pude cometer o ultraje; o sacrilégio de não falar deles antes?!
Ah, me lembro como se fosse ontem... Estava lá eu olhando tópicos inúteis da comunidade da minha banda preferida (e céus, como as pessoas criam tópicos inúteis hoje em dia - basta colocar um "OFF", "FIXO" ou "ALGUMA MERDA QUALQUER" e pronto; lá vai um Zé Mané criar outro tópico pra nada...) quando vi um em especial: "Projeto Josh, Dave, John" (ou era Homme, Grohl, Jones? Enfim...).
Pensei comigo: cara, o Dave (Grohl) está ficando que nem o Jack (White) de tanta banda que o cidadão tem! Mais uma?

Ah, como eu pagaria o preço mais tarde (nem tão caro assim e ainda paguei sorrindo).
Esqueci do tal projeto e fui vivendo meu conturbado 2009. Eis que, no fim do ano me disseram algo como "ei Thom, viu que o Dave tá tocando com o carinha do Led Zeppelin (essa do "carinha do Led Zeppelin" me gerou revolta momentânea, já que não tem "carinhas" no Led, mas enfim...)?" e eu disse "ah, sim, lá no Wimbley, com o Jimmy Page e o John Paul Jones, né?". A resposta veio na minha cara como uma brisa matutina: CLARO QUE NÃO!
Eles estavam concluindo o tal projeto e batizaram de Them Crooked Vultures.
Entrei na Internet e o que eu vejo?
Todas as músicas disponíveis para download escutar no Youtube.

Agora, na minha humilde opinião... foi uma das melhores "fusões" (ou formações, para não arrepiar os mais puristas) entre bandas desde que me conheço como apreciador de música (e isso contando Audioslave, Avantasia, Little Joy, Poisonblack e Raconteurs!).
Porque o TCV é uma união perfeita do Foo Fighters, do Queens of the Stone Age e do Led Zeppelin.
Tudo bem que sou da opinião de que tudo em que o Josh põe o vocal vira algo quase "só dele". Mas daí entra algo no meio chamado "personalidade instrumental".

"Porra, o que é isso?"

Inventei agora (apesar de crer que haja algo do gênero com outro nome), mas é quando você identifica o instrumentista só de ouvir o cara tocá-lo. Os mais fissurados por música com certeza concordarão comigo que quando você escuta um riff do Jack White, por exemplo, você SABE que é ele quem está tocando. E assim o é com os senhores John Paul Jones e Dave Grohl. Baixo e bateria pra ninguém colocar defeito. Há quem vá me jogar pedras, mas a marca do Josh pra mim é a voz, prontofaleimesmo.
A primeira coisa que vi da banda foi esse vídeo aqui:



A despeito de ser uma música ultra foda, "Mind Eraser, No Chaser".
Se prestar atenção nessa música, vai notar o quanto das três bandas está presente no som. Destaque para o baixo depois daquele solo bizarro. Sério, paguei pau.

Falando no baixo, gostaria de comentar por cima (isso não foi um trocadilho intencional) o quanto achei massa que um tiozão perdidão fodão que nem o John Paul Jones topou tocar com caras como o Dave e o Josh num projeto desses. Geralmente caras do estilão dele fogem ou pra uma carreira solo não lá muito produtiva ou criam seus próprios projetos em que eles são estrelinhas frescas. Já Mr. Jones parece levar numa boa ser parte do trio ali sem ser o manda chuva. Além disso, é massa ver a admiração que os outros dois tem por ele. Porra, ele ainda é O John Paul Jones!

Eu curto ouvir "New Fang", porque acho que a bateria dela é uma das que mais se destaca no disco todo. Não que as outras não sejam tão boas, mas nessa em particular dá pra ouvir o Dave numa boa. Fora aquele final fodão e as viradinhas...
Provavelmente a mais QOTSA do disco junto com "Warsaw or the First Breath You Take After You Give Up" (eia nomezinho...), "Dead End Friends" vem no embalo numa pegada só. Também lá no finalzinho, um solo do fodão pra matar e seguir o disco. "WOTFBYTAYGU" (até a sigla é grande!) e "Dead End Friends" não ficariam deslocadas no Lullabies to Paralyze... Hehehe

Sobre esse disco eu ouvi uma verdade de um dos meus amigos, mas com que só fui concordar depois de algum tempo: não tem riff melhor no disco todo do que em "Elephants". Porra, aquele começo é de foder. Sem contar que a música muda quase toda depois, de um andamento hiper acelerado pra uma coisa até susse. E aqui dá pra ver mais do QOTSA naquele vocal duplo durante a música. Simplesmente bom demais.
"Bandoliers" é minha favorita. Aí você me pergunta: por que? "Existem tantas outras músicas melhores no disco", "nah, fala a verdade, cê paga pau pra todas" ou ainda "pff, essa banda é ruim e você vai gostar logo da pior" (creiam em mim, já escutei tudo isso). Na verdade ela é minha favorita pela letra. Muito boa, mesmo. Quando olhei a letra pela primeira vez fiquei de cara. Vale apena ouvir e aprender a cantar.
Meio fora de realidade e fechando o disco, temos "Spinning in Daffodils". Tenho que s=dizer que aquele começo me dá medo. Aquele teclado é medonho, cara. E os backing vocals nela também são de arrepiar o pêlo do pé. Ela tem um clima meio tenso, mas curto ela pra caramba. E aquele finalzinho é coisa de mestre.

Antes de terminar, queria falar de "No One Loves Me & Neither do I":



Apesar de muito bizarra pra abrir o disco, acho que nenhuma outra teria sido melhor. E tem uma parte pesada nela que é de querer escutar no talo. O baixo e a guita juntos num riff só com a bateria lá no fundo com pratos e nada mais. Achei do caralh@!

Esse ano marcou a volta do QOTSA e o Foo Fighters já entrou em estúdio para gravação do sucessor do Echoes, Silence, Patience and Grace, a ser lançado em 2011. Havia boatos de que este projeto seguiria com um segundo álbum, mas infelizmente não me informei mais a respeito.

Mas seria bom, não?

8 comentários:

  1. Vim conhecer esse aqui...
    :D
    Já tava com saudade de passear no teu blog!
    hehe

    ResponderExcluir
  2. Esse aqui é mais animado.
    Melhor de acompanhar (e dá pra conhecer bandas ótimas)

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse... Mããããs... cara, me identifico muiiiiiito com o outro...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Heh, conteúdo parecido com o seu

    ResponderExcluir
  5. Eu dei uma ouvidinha nos links que vc postou,do YouTube... Tem cada música gostooOosa
    (=

    ResponderExcluir
  6. Os cds estão todos pra download.
    Se puder, baixe-os.
    Valem a pena ;D

    ResponderExcluir