domingo, 28 de fevereiro de 2010

06 - Myths of the Near Future - Klaxons


Atenção: esta postagem pode causar devaneios, insônia, insanidade temporária e dependência auditiva.

Ah, o Klaxons...
Faz uns dois anos que nem mexia no CD. Nem o escutava na verdade. E por incrível que pareça, até preferia manter distância dele. Por que? Seria ele um disco ruim? Seria ele um disco enjoativo?
Não, nada disso.
É porque ele é MALIGNO, cara!
E não falo maligno como "Dick Vigarista". Ele é pior que o Coringa  no Piada Mortal (coisa de nerd...).

Enfim, me lembro como se fosse ontem... Um dia acordei de manhã pra ir trabalhar em 2007 no museu de anatomia onde ficava e costumava usar a TV como despertador, geralmente sintonizada na MTV pra acordar com algo bom...
E neste dia acordei com o clipe desta música passando:



Achei que meu cérebro ía exlpodir de tão fumado que é esse maldito clipe. Fiquei prestando atenção nele até o fim e anotei mentalmente o nome da banda que tocava a música (porque gostei demais de algo nela que não sabia explicar o que era...).
Os dias passaram e achei o cd deles pra comprar. Uma pechincha. Levei pra casa pensando em um possível arrependimento por comprar um cd de que só havia ouvido uma música. Eu costumo muito fazer isso, por sinal, mas raramente me arrependo. Geralmente uma banda boa o suficiente pra fazer uma música excelente tem condições de ter um disco todo bom (exceto talvez pelo Extreme, mas eles não existem mais... ou existem?) Mas... eu tive que tentar.

De repente, ao colocar o cd no meu som, comecei uma viagem.
E que viagem! E parafraseando os caras do stand up de sucesso "Hermanoteu na Terra de Godah": eu nem tinha fumado naquele dia!
O som do Klaxons é "New Rave". Sei lá o que esse estilo tem de bom, mas na falta de saber explicar eu posso dizer que ele tem guitarras, riffs, bateria legal e sons psicodélicos. Pra mim sendo "New Rave" ou não, ainda soa a Rock. Indie, mas ainda rock.

O "MOTNF" (cds de nomes longos...) é fumado demais. Se você presta atenção nele e nas letras, claro dá pra ir longe conspirando com o álbum. Se for xeretar o encarte, então...
E assistir aos clipes, um mais fumado que o outro e aos montes. Acho que das dez faixas do disco apenas três ou quatro não foram levadas ao estúdio para serem imortalizadas em alguma psicodelia em vídeo.

Falando do CD e das faixas de que gosto eu começaria sugerindo "Atlantis to Interzone". Ela começa com toda uma cara de música eletrônica com aquela chamadinha ("DJ!") seguida daquela "sirenezinha". Mas depois entra o lance bizarro do Klaxons de cantar com vozes sobrepostas e a música evolui até o refrão em que as guitarras aparecem de verdade e a batera também. Show de bola! "Gravity's Rainbow" (a música que me apresentou ao maldito do cd viciante) tem um começo mais rock e desce o riff logo de cara. Apesar de não ser bem a minha favorita, acho ela uma das melhores da banda e tem uma pegada diferente das outras.

Em um ritmo mais calmo, mas não menos estranho, temos "As Above, So Below" e "Golden Skanks". Da primeira eu gosto pelo jeitão "sombrio" da música toda. Se pegar ela pra escutar e prestar atenção em todos os sons macabros no fundo é de se arrepiar. Muito massa.
"Golden Skanks" foi uma das mais (se não a mais) populares do grupo. Demorei pra gostar dela. Até em propaganda de shampoo colocaram ela no meio! Mas a despeito disso, ela reforça ainda mais aquele lance das vozes sobrepostas que comentei ali em cima. Aqui o jogo de vozes é brilhante, na verdade! Depois que passei a gostar dela, lamentei que ela seja tão curta... Outra com um jogo de vozes interessantes é "Two Receivers". Aquela levadinha do fim da música com três partes da letra sendo cantadas ao mesmo é sublime demais.

Não sei bem o que é (na verdade sobre o disco todo eu tenho essa sensação), mas eu gosto de "Forgotten Works". Aquele grito que precede o refrão me ajuda muito com meu argumento de disco do "lado sombrio". Mas mais macabra do que todas elas juntas em matéria de letra (e porque eu falo que esse disco é maligno) e vocais é "Four Horsemen of 2012". O título já dá uma idéia da coisa, mas a letra e o gutural do fundo são apocalípticos demais! E sabe o que é o pior? Eu curto essa música heheeh

De longe minha preferida dos caras, "Magick". Dona do clipe mais simples e, ao mesmo tempo, mais bizarro da banda (e a maldita Polydor não quer que ninguém coloque em lugar nenhum, humpf!). Eu já curtia a música desde o primeiro momento em que a havia escutado, mas quando vi o clipe e todo aquele lance de ritual eu fui ao delírio. Nas raras vezes em que escuto o cd (raras para não ficar preso aos fones pelo resto da existência) e ouço a música, o clipe me vem imediatamente à cabeça. É demais!

O cd inteiro é viciante. Sem motivo racional.
Todas as pessoas (juro, sem exceção) pra quem apresentei o cd ficaram uns dias ouvindo o cd e achando ele bom, mas sem saberem explicar exatamente o que faz dele "tão bom" (talvez só um amigo meu saiba me explicar... ou não)...
Macabros, psicodélicos ou seja lá o que os integrantes sejam, fato é que ficaram um bom tempo sem lançar nada de novo. Falta de vontade? Nada.
Este ano, depois de uma longa espera e um ou outro problema com a gravadora, Surfing the Void foi lançado pela banda com uma capa legal, mudança na formação da banda e com mais músicas fumadas. Não chego a dizer que é melhor ou pior que Myths of the Near Future; acho que os dois se completam muito bem e proporcionam excelentes horas de boa música para um bom ouvinte.
Lamento não ter conseguido postar aqui nenhum dos clipes oficiais, mas não os encontrei disponíveis para a postagem em lugar nenhum...
Todos eles podem, entretanto, ser encontrados no Youtube. Vale muito a pena conferir.

Abraços e tentem não ser abduzidos pela banda, hehehe...

6 comentários:

  1. Klaxons é isso! Uma viagem sonora bizarra que eu não consigo explicar também. =/

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso entender o que essa banda faz comigo! xD
    E o MOTNF está na lista dos "100 álbuns satânicos mais importantes da história", segundo o site Morte Súbita, em 99° lugar, haeuhaueh, vai ver que é por isso!
    lol
    Muito bom teu blog! o/

    ResponderExcluir
  3. ah, esqueci do link http://www.mortesubita.org/sinfonias/musica-e-ocultismo/100-mais-satanicos ;)

    ResponderExcluir
  4. Uia, curti essa lista! Podia ter mais coisas por lá, mas susse heheh

    Obrigado pelo elogio ao blog =D

    ResponderExcluir
  5. haaha, é verdade, faltou coisa xD
    nada, e eu espero um dia ver algo do yeasayer aqui, hihi x}
    beijo o/

    ResponderExcluir