domingo, 21 de fevereiro de 2010

03 - Yours to Keep - Albert Hammond Jr


Bom, esse foi um cd que marcou muito a minha vida (desde que ela virou uma bagunça há uns seis anos atrás).

Por que um cd com capa de cenário Disney com coelhinhos mexeram com um cara barbudo, chato e carrancudo como eu? Simples: na época eu não era nada disso:

Não fazia História, fazia Biologia;
Meu cabelo era curto, não comprido (e agora uma versão bizarra de cabelo estilo Tim Burton);
Eu era uns dez quilos mais magro, mas não era lá muita diferença;
Eu nem sonhava em ter barba;
E começava minha singela jornada fora do mundo do (já famigerado) heavy-metal-poser...

Conheci minha (outrora) banda favorita bem na época em que os caras foram dar um passeio (que não acabou até agora): The Strokes.
Os safados me tiraram do metal com duas ou três músicas do First Impressions of Earth e depois só perderam o posto para o Foo Fighters (porque é, de fato, uma banda muito melhor na minha humilde e realista opinião).

O Yours to Keep foi feito na folga de um dos guitarristas, o Albert.
Vejam bem, pra quem só ouvia Hammerfall o dia inteiro, se deixar levar por uma ou duas baladinhas safadas não é fácil! E o cara fez isso e mais. Me fez ficar com as músicas na cabeça o tempo todo! Ele pegou fundo.
Um ano depois na verdade.

Nunca havia me preocupado muito com letras, só melodias, mas 2007 foi diferente. Porque conheci uma pessoa diferente (sempre uma pessoa diferente...). E na tristeza em que atravessamos na época, uma das músicas me chamou a atenção, não só pela qualidade, mas também (e paradoxalmente) pela simplicidadefoi essa:



Foi uma música muito marcante mesmo (e foi a primeira que tirei no violão quando comecei a aprender!).
Mas enfim, sempre tentei achar esse cd, que apesar de bom era impossível de ser comprado pelo meu reles mortal salário e/ou falta de cartão de crédito XD
Recentemente, ele me foi dado por um grande novo amigo e desde então minhas tardes tem sido menos nubladas, apesar de todas as circunstâncias.
Não só pelas baladinhas e tudo mais, mas realmente gostei da voz do Albert musicando tudo.
É um trabalho muito diferente do que ele faz lá com os Strokes, por exemplo. Acho que o timbre de guitarra dele ainda tem muita personalidade e dá pra saber quando é ele quando se ouve as músicas. Mas nossa, não tem nada de parecido com um Is This It, um Room on Fire ou um FIOE. E isso é bom! Mostra que o cara tem idéias boas fora da banda (já fodona, com o perdão do termo).

O álbum tem um total de dez faixas na versão original (e mais duas na que eu tenho).
Dou bastante destaque para a letra de "In Transit". É uma composição tão (vai soar repetitivo, mas não encontro palavras melhores pra descrever) simples, mas tão boa que consigo escutar um tempão dela. Aliás, composições assim são dominantes no cd. "101" é outra que tem um riff sossegado, um clipe legal e vocal tranquilão:



Em "Call an Ambulance" uma historinha divertida sobre um cara conhecendo uma moça em uma situação inusitada. Sinceridade ruleia nessa ae hehehe
O solo de "Holiday" vale a música inteira e se eu fosse falar de "Blue Skies" mais uma vez o post dobraria de tamanho...
"Postal Blowfish" é a mais pesada do disco na versão que eu tenho. É uma música legal e só lamento ela ser tão curta (assim como o resto do disco).

Estou também falando do Albert porque ele é um bom guita e mais um que se afundou em drogas e foi pra uma clínica (atrasando em mais alguns meses o "Chinese Democracy" do Strokes - já que um cd novo já era promessa depois de quatro anos de espera).
Mas agora o cara está firme e forte e ele, Julian e companhia estão em estúdio mais uma vez pra agilizar o quarto álbum. Vamos ver no que dá...

Se tiverem oportunidade escutem os álbuns do Albert (o Como te Llama? também vale a pena, apesar de ter uma sonoridade diferente). 
Vale a pena.

Yours
To
Keep
Forever

Nenhum comentário:

Postar um comentário