domingo, 21 de fevereiro de 2010

02 - St. Elsewhere - Gnarls Barkley


Como citado na primeira postagem deste humilde blogueiro que vos fala, o meu gosto musical se expandiu muito depois de jogar o metal pela janela. Eu parecia o bebê Yoshi do Mario: o que aparecia eu traçava (hm, acho que essa não foi a melhor das minhas metáforas, mas enfim...). Claro, exceto pelo que eu não considero pessoalmente como música... Mas foram muitas bandas ao mesmo tempo. E uma delas, a primeira que resolvi comentar: Gnarls Barkley.

"Mamamamama, Thomas! Esse tipo de música? Logo depois de citar Doors! Chega a quase ser heresia!"

Não, não é não.
Os caras são fodas.
Pense no seguinte: não é um tipo de música classificável. Tudo bem que não é rock, concordo. Mas gente, quantas duplas assim realmente boas apareceram nos últimos anos? Boas não falo de caras com capacetes de moto robotizadas que cantam letras quaisquer. Falo de trabalho bão mesmo.

Acho muito estranho o estilo do Gnarls Barkley. Os caras tem uma pegada bizarra; misturam de tudo nas músicas se tratando da batida e da melodia e as letras são elaboradas demais apesar de serem meio depressivo-reflexivas (não, eu não faço psicologia): música de fossa, música rápida, música de quebrar as pernas de gente ignorante, música pra desabafar... Enfim: os caras têm uma versatilidade do inferno! E o pior de tudo é que o som deles é massa.

Saca só:



Ele tocou vestido de Darth Vader! Só por isso o Cee-lo Green já merece meu respeito. Mas mais do que isso ele e o Danger Mouse (o DJ de óculos escuros e black power) conseguiram algo realmente bom: criaram uma música chiclete (sim, é, fazer o quê?) sem que ela seja um lixo. Aliás não existe ser vivo que não tenha ouvido em comerciais, clipes, e-mails com apresentações em power point, rua, boteco, radio, internet, enfim; em algum lugar você ouviu "Crazy"! Aquele "CRAZYYY!" demorado, agudo, quase coisa de gente louca (dhã).
E tenho que dizer como esta música é boa.
Tudo nela é boa.
Céus, o clipe original dela é ótimo (infelizente não o encontrei em formato de compartilhamento) e foi uma das inovações em matérias de clipe. Todo o trabalho com o Rorschach e os caras cantando ficou simplesmente demais.
E por mais que seja poserismo, dane-se: é minha preferida! Ela ruleia!

Este cd aqui veio tarde, mas veio. Quando tiro ele pra ouvir, escuto demais. Não só pela "Crazy". Outras faixas de destaque são "Go Go Gadget Gospel" mostrando ao que veio logo como primeira faixa. Tenho um gosto particular por "Just a Tough" , de longe uma das melhores composições do disco, e o instrumental dela me lembra uma ou outra música do Gorillaz. "Who Cares?" é muito boa também e se você parar e fumar um pra refletir sobre aquela letra você vai looonge... No começo da "Necromancer" há um "wake up" que me lembra uma música do Doors que começa igual (idêntica).
Não sei porque, mas acho a "The Boogie Monster" muito cômica. Não sei bem se é o clima em que ela me põe... Só ouvindo pra saber.

O ruim é que o cd é curto demais! Tanto o "St. Elsewhere", quanto o "The Odd Couple" (o mais recente dos caras) têm cerca de meia hora de duração, mas com uma complexidade que poucos cd's de 79 minutos têm.

Infelizmente há uns dois anos sem lançar nada de novo, Gnarls Barkley me deixa saudades.
Presto minhas homenagens a cada Craaaaaaaaaaaazyyyyyyy que eu grito.
Enlouquecedor, é a palavra do dia.
E tenho dito.

4 comentários:

  1. post muito bom, gostei da linguagem; ando pirando com o Danger Mouse e jaja volto mais uma vez pro Gnarls ;)
    dá uma olhada nos trabalhos do cara, de produtor tb. The Black Keys é lindo!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado!
    Eu na verdade nunca ouvi nada do DM.
    Mas procurarei, sim.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. muito boa sua matéria

    vc escreve de um jeito muito interessante, e essa dupla é ótima mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Opa, muito obrigado!
    Apareça mais vezes!

    ResponderExcluir