quinta-feira, 27 de maio de 2010

20 - Moptop (Selftitle)


Há uns dois anos os Strokes ainda eram minha banda favorita (hoje em dia, eu SEI que Foo Fighters é a melhor banda do universo).
Ah, eu sabia todas as letras e cantava umas quinze com minha banda da época. Mas os caras estão sem material novo desde 2006 e acho que só no fim desse ano eles lançarão algo inédito (que terá de atender fãs do mundo todo).
Entrementes, pra todo fã de Strokes, sempre existe uma frase que diz: cara, escute Moptop! Os caras são Strokes em português.

Sua cara feia e suja que são.

Tudo bem que são as mesmas distorções de guitarra, as mesmas firulinhas, e tudo mais, mas pessoas: banda é banda. Julian Casablancas não escreveu as músicas do Moptop. Foi o Gabriel e companhia. Comparar as semelhanças é uma coisa, mas simplesmente tascar um como genérico do outro não rola.
O tema das músicas é o abismo que divide uma banda da outra: Strokes cantam sobre muitas coisas diferentes e com uma pegada diferente em cada álbum (desde o Lendário Is This It? até o FIOE); o Moptop tem letras mais voltadas a amor (não como "amor, que gay", mas como "amor, e o que fazer com ele").
Eu podia comentar aqui o Como se Comportar, o último álbum deles, mas resolvi comentar o Selftitle porque realmente adoro esse disco.
Voltando ao começo do post, quando escutei que eles eram parecidos com Strokes eu na hora fui ver o material dos caras. Achei esse clipe aqui na época:



Isso foi uma iniciativa dos caras de promover a banda depois de um trabalho ainda anterior, o In English (que soa realmente como Strokes...).
Nessa época a MTV estava com aquela onda de 5 bandas de Rock (que de rock eram só o Moptop e o Hateen de aceitáveis - quem disser que NX0 é rock faça o favor de se jogar de um prédio próximo, sim?) e deu um reforço pros caras em matéria de divulgação e apoio. Daí o clipe ficou assim:



Bão, né?
Pois é, fui atrás do álbum com os quatro astronautas e não me decepcionei.
E depois (ou melhor: hoje em dia) ouvindo o cd com um pouco mais de maturidade crítica musical (que poder, hã?) eu o considero um dos melhores trabalhos de rock da cena brasileira atual (na época ainda podia-se contar com bandas como Rock Rocket, Matanza, Cachorro Grande, etc...) digno de comentário.

Vamos a eles, então.
Gosto de "O Rock Acabou". Acho o som simples e muito bom. "Moonrock" foi a segunda música que escutei deles e gostei também (apesar de ela ficar meio enjoativa depois de um tempo). a Letra de "Paris" é muito boa e me remete à música de abertura do Is This It (um papo rápido pra se entender, é tarde, etc...). Sublime, mas muito boa.
"Seja até o Fim" é a mais animadinha do cd, dá pra cantar ela fácil. 
E "Sempre Igual" só não é a mais foda do cd por ser curta (porra, ela podia durar mais um minuto!).
Eu divido minha preferência entre três músicas, todas diferentes entre si.
Gosto de "Lugar Qualquer" pelas guitarras alucinantes do começo e pela letra ser bem pessoal; "Leve Demais" tem um vocal invocado e backing ainda mais invocados! A guita também não deixa a desejar.
E "Uma Chance" é letra na veia! Simples, mas impossível de passar despercebida.
Donos de um som simples e letras muito boas, o Moptop vai levando a vida fazendo um show aqui e outro ali (e raríssimos na minha cidade...) e com um trabalho cada vez melhor. Como se Comportar é um album que tenho escutado bastante e gostado também. Espero que lancem mais coisas novas em breve.
Que tudo funcione e que a cena de rock brasileiro siga adiante com esses caras.
Que são o Moptop e não o genérico de...

8 comentários:

  1. É importante distinguir Strokes de Moptop, acho um saco quando neguinho fala ''Moptop, os strokes brasileiros?'' Ser influenciado é uma coisa, copiar é outra totalmente diferente. E nao acho que uma banda que simplesmente copia a outra conseguiria fas fiéis, nem assinar com a universal, enfim.. Adorei o post! Sou muuito fa de Moptop e divido algumas opinioes contigo em relaçao as músicas do primeiro CD, finalmente alguém pra concordar comigo que Sempre Igual deveria ser mais longa! HAHAHAH Vou digulgar teu post no twitter do FCO, se tiver twitter, segue a gente lá @fcomoptop


    PARABÉNS!
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Uau, que comentário incrivelmente animador!
    Vindo de fãs da banda, eu fico lisonjeado.
    Ainda sou lento com relação a twitter, mas vou me integrar disso e entrarei em contato.
    Muito obrigado pela opinião.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente,moptop nunca foi nem será um genérico brasileiro de strokes. Esse tb é meu disco predileto deles hehe

    ResponderExcluir
  4. Agora é só esperar o próximo trabalho dos caras.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Cara, já disse por aí que tenho muito a te agradecer por ter me apresentado Moptop, definitivamente a unica banda nova do cenário atual que eu consigo escutar DE VERDADE, não só para conhecer e por gostar de uma música ou outra...

    Moptop é foda, e digo com segurança que prefiro eles que Strokes! hehhe

    ResponderExcluir
  6. Uia!
    Haverão outras bandas de onde essas vieram heheh

    ResponderExcluir
  7. MUITO BOM! Parabens.
    Moptop é uma das bandas nacionais mais legais que surgiram e falar que um é cópia do outro só mostra falta de conhecimento, tanto das bandas em questão como de rock, seus estilos e misturas.

    ResponderExcluir