quinta-feira, 13 de maio de 2010

17 - Plastic Beach - Gorillaz


Gorillaz é demais.
Eu sempre achei.
Mesmo.
Quando a banda lançou o primeiro trabalho em meados de 2002 eu assistia todos os clipes que podia. Eu nem sabia classificar os caras na época, mas achava demais uma banda com integrantes em desenho animado.
Mas houve um certo recesso de trabalhos oficiais. Até 2005.
O DEMON DAYS. Me lembro que, pela primeira vez na vida, comprei um cd só pelo instinto puro de que ele seria bom. E não me arrependi.
Porque o álbum era maduro. Fumado, mas muito maduro (bonito, até).
Os integrantes evoluíram (digo, amadureceram) e ganharam novos conceitos, experiências, traços. Como se fossem pessoas reais. E, nossa, como eu ouvi o Demon Days.
Mas então a banda entrou em outro grande recesso e não se ouviu falar deles até o fim de 2008/começo de 2009 com o D-Sides (que não era exatamente um álbum oficial).
Foi então que ouvi um rumor de que o disco deles sairia, mas só soube que ele estava pronto quando o vi à venda.
Comecemos do princípio de que Bruce Willis atua no primeiro clipe do disco:



Bom, o Bruce é bom ator e aqui estamos falando de música, mas é massa do mesmo jeito ver ele caçando a banda num pusta carrão massa.
A banda vive em um mundo alternativo com sua própria história cataclismática (tema encabeçado pelo Demon Days) que culmina na fuga para a Praia de Plástico (Plastic Beach).
A Praia de Plástico foi o que despoluiu o mundo, acumulando toda a poluição em uma ilha gigantesca. De longe ela parece um lugar bonito e tranquilo, mas é toda feita de garrafas pet, aviões quebrados e todo o tipo de lixo que se possa imaginar.
Existem vários vídeos da banda com versões bizarras sobre como eles foram parar lá, mas no fim das contas isso não é o tema central do disco.
Não consigo deixar de pensar que ele é muito triste e muito bonito, apesar do estilo "happy songs" que a banda costuma colocar.
"Feel Good Inc." do Demon Days, por exemplo tem uma batidinha legal e dançante, mas a letra é reflexivamente triste. O clipe então...
O mesmo acontece no Plastic Beach.
As músicas tem o jeito Gorillaz de ser, com melodias bonitinhas, mas com uma mensagem de cansaço do mundo podre, vontade de mudar pra algum lugar melhor ou fugir pra um lugar em que a vida valha mais a pena...
Poderia voar longe falando sobre eles, mas o post ficaria muito longo, então vamos a o que ouvir e o que não ouvir no Plastic Beach.
Ninguém menos do que Snoop Dog abre o cd com "Welcome to the World of the Plastic Beach".
Não faz muito meu Gênero.
"Stylo" é uma música tensa, mas muito boa. Até agora a flautinha de "White Flag" não me sai da cabeça e parece uma música de trilha de animação.
"Rhinestone Eyes" é a música mais Gorillaz do cd inteiro na minha opinião. O vocal do Damon Albarn é sem dúvida igual ao do primeiro disco.
"On Melancholy Hill" me lembrou uma música do disco solo de Julian Casablancas pelo instrumental. Achei a música legal, apesar de meio repetitiva. Mas a que ganhou o cd pra mim foi "Some Kind of Nature" com a participação do renomado Lou Reed. A batidinha é simples e o vocal mais simples ainda. Perfeita.

A despeito de tudo, o que mais me agradou no disco todo foi a montagem.
Existe o rap Gorillaz de ser, uma parte orquestrada de dar inveja e tirada de várias partes do mundo e participações marcantes.
Todo o conjunto foi uma obra bem realizada do Damon e agora é rezar pro cara continuar com o projeto.

Vou me mandar pra Plastic Beach agora e vejo vocês em um mundo mais limpo.
Fui

4 comentários:

  1. Preciso de tempo pra ouvir suas indicações... Os cd's que vc me passou continuam somente no pen drive!

    =/

    ResponderExcluir
  2. Tire-os de lá e não se arrependerá, pequeno Gafanhoto.

    ResponderExcluir
  3. Escuta BLUR! Damon Alburn é foda

    ResponderExcluir
  4. Foda???
    O cara é bão demais!
    Seja no Blur, no Gorillaz ou no TGTBTQ o cara ruleia!

    ResponderExcluir