sexta-feira, 14 de maio de 2010

18 - Accelerate - R.E.M.


Existe algo em mim relacionado à música que você leitor tem direito de saber: eu nunca (NUNCA) digo que nunca vou gostar de qualquer banda em particular.
Por que?
Pra não ter que dobrar a língua depois e dizer que gosto de uma banda (ou artista) da qual eu havia dito que nunca seria fã.
O R.E.M. por exemplo era uma banda da qual eu definitivamente não gostava. Eu até ouvia com interesse músicas deles como "Losing My Religion", uma coisa realmente boa, mas outras como "Everybody Hurts" doíam na alma de se escutar. Era uma coisa muito melosa, chata, pegajosa.
"Thomas, seu grosso, não fala assim do R.E.M.!". Ah, eu falava muito mal.
Mas é passado. Quero dizer, "Everybody Hurts" ainda é algo que não consigo digerir, mas a banda eu escuto. Graças ao Accelerate.

"Tá, e o que esse tem demais? R.E.M. sempre fez baladinhas pop atrás de baladinhas pop. Cuidado rapaz, você está a meio caminho de gostar da maldita "Everybody Hurts"

Não.
O Accelerate não tem tem frufru.
É um álbum rockão. Não é um Led Zeppelin. Mas é bom.

Bom mesmo. Meu primeiro contato com ele foi com esse clipe aqui:



Mesmo não sendo a música mais destruidora do universo eu me peguei pensando: isso é R.E.M.?
Como de praxe eu fui atrás do cd em que essa música estava e escutei ele inteiro.
Me lembro que na época (meados de 2008) eu escutei o cd e achei ele bom.
Mas nessa semana eu o ouvi novamente e, pela Gibson do Dave Grohl, como esse cd é foda!

E não tem absolutamente nada a ver com a banda antes. Todas as músicas estão em um nível muito melhor (na minha humilde e singela opinião, claro) e muito mais pesadas em comparação aos trabalhos anteriores da banda.
Ouvi o cd muitas vezes esta semana (dividindo atenção com o Plastic Beach, do Gorillaz) e realmente gostei de cada segundo musical dele.
A começar pela primeira música; "Living Well Is the Best Revenge" é muito boa. Direto no queixo com um instrumental inesperado de uma banda outrora dona de baladinhas pop.
"Supernatural Superserious" foi a primeira que eu ouvi e acho ela boa. "Hollow Man" é um exemplo de que baladinhas e músicas mais lentas podem ser feitas sem a encheção de linguiça da música já exaustivamente criticada nesse post. "Accelerate" é a música que dá nome ao álbum (não me diga...) e tem um clima meio tenso, mas é ótima.
Gosto muito de "Until the Day Is Done" por toda uma qualidade simplista que ela tem.

E agora eu gostaria de pedir atenção. Porque são minhas músicas favoritas do cd.
CAR@#$O! Nunca esperei ouvir músicas como "Horse to Water" e "I'm Gonna DJ" num cd do R.E.M. As duas soam como uma música só, mas que música!
É rockão pra ninguém botar defeito! O único defeito delas é serem muito curtas, mas... Estou sem palavras.

Não ando muito atualizado sobre a banda recentemente (só sei que lançaram um outro disco ao vivo), mas se a coisa continuar nesse ritmo, R.E.M. conquistou um fã dos bons.
Que se machuca de vez em quando...
Como todo mundo, claro...

Mas viver bem é a melhor revanche.

2 comentários:

  1. Gostei do Post! e gostei do final!

    Ta aí mais uma banda pra eu conhecer ^^

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pela alma do Jimmy Hendrix!
    Você postou aqui!
    Aleluia!!!

    ResponderExcluir