domingo, 23 de maio de 2010

19 - Humbug - Arctic Monkeys


Depois de um pequeno recesso eu volto a postar com um álbum pelo qual esperei bastante no ano passado, o Humbug.
Não me perguntem o que significa isso, mas se tratando de um nome de álbum da Arctic Monkeys, Humbug seja até a ser simples (comparado a "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not", por exemplo).

Bem, começando pela mesma coisa de sempre, conheci o Arctic Monkeys quando estava saindo da minha fase metaleira-poser e entrando na vida musical do que existia de bom e novo.
E, como no geral aconteceu com muitas das bandas que conheci na época, foi a MTV de manhã que me mostrou um clipe massa deles:



Eram palhaços e mafiosos se caindo de pau!
Ahahhauhauhuahuah
Eu me diverti muito com o clipe antes de resolver procurar o que ouvir deles.
Quando escutei os álbuns da época (WPSIATWIN e o Favourite Worst Nightmare) reconheci muitas músicas que já haviam cruzado meu caminho, tais como "I Bet You Look Good on the Dancefloor", "When the Sun Goes Down" e "Brianstorm". Comecei a gostar realmente do som deles e o que fechou 2007 com chave de ouro pra mim foi vê-los ao vivo no último Tim Festival que minha cidade assistiu (junto com Killers, Björk e Hot Chip - aquela foi uma noite do car@lho!).
Cantei as músicas junto e fui feliz durante todo 2008.
Quando saiu a notícia de que eles estavam com planos para o terceiro álbum em 2009 eu me cocei até ter que me medicar de tão satisfeito; ali estava uma banda nova com um som bom e com vontade de trabalhar!
Vejam bem, Alex Turner (vocal e guitarra) é o que se pode chamar de gênio. O cara começou tocando cover do Led Zeppelin em bares quaisquer e quando compôs suas músicas e resolveu tocar por aí ele inovou o método de divulgação de material distribuindo suas demos por aí.
O resultado foi espetacular e a banda seguiu em frente colecionando elogios.
O terceiro álbum me atraiu ainda mais expectativas devido ao fato de o produtor do disco ser Josh Homme, o líder do Queens of the Stone Age.
Conhecido no Queens por uma sonoridade particularmente macabra, quem ouve o Humbug identifica logo de cara a influência do Josh.
O Humbug é um álbum que eu chamaria de tenso.
Tem uma sonoridade pesada, mas com a pegada Arctic Monkeys de se tocar.
Antes do lançamento oficial do disco (ou ainda na mesma semana, se me lembro bem) houve uma prévia do disco através da internet; um show de transmissão ao vivo. E vou dizer: quando assisti aquilo eu me empolguei pra cacete!
Apesar de não fazer parte do disco, esse cover que eles fizeram do Nick Cave foi demais:



Logo em seguida, o primeiro clipe do disco foi lançado. "Crying Lightning" tem uma sonoridade completamente diferente de qualquer outra música do Arctic Monkeys e o solo dela é simplesmente demais.
Admito que estranhei o cd quando o escutei pelas primeiras vezes. Ele me parecia (e às vezes ainda parece) um disco do QOTSA tocado pelo Arctic Monkeys. Mas depois que a impressão passa ele é massa de ouvir.
"Crying Lightning" tem estilo e tudo mais e eu gosto dela. "Potion Approaching" tem o riff mais massa do cd inteiro e fiquei cantando ele por semanas. O espírito do QOTSA encarna na banda em "Fire and the Thud". "Cornerstone" é a primeira baladinha dos caras da qual eu consigo realmente gostar e tem uma letra interessante. Minha preferida é "Dance Little Liar" por ser extremamente fumada. Ela começa de um jeito susse e depois entra com um solo destruidor. O instrumental é daqueles em que não se pode acrescentar nada; perfeito como está. "Pretty Visitors" me pareceu demais uma música que entraria fácil fácil no Favourite Worst Nightmare. 

Os caras andam fazendo show com um visual mais descoladão, cabeludões (ao contrário de mim que aparei a juba recentemente) e ganhando cada vez mais público. Estou curtindo meu 2010 com muita música e eles tinham que entrar na lista.
Se eles forem tentar um quarto álbum pra 2011 espero que trabalhem com o Dave Grohl. Seria interessante vê-los tocando Foo Fighters...

8 comentários:

  1. Heh, isso foi um "Oi" oi um "Nossa, que resenha legal!"?

    Hehe

    ResponderExcluir
  2. Foi só um oi, eu confesso... Não tive tempo de ouvir pra poder dar minha opinião... Mãããs, gosto pra caramba do jeito que vc escreve...

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado (aqui o trabalho não pára).
    Bom ter alguém que gosta disso ae.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com tudo, ótima resenha!!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Cara resenha muito boa, concordo boa parte do que disse aqui.
    E Dance Little Liar é foda, minha preferida do Humbug também. Só não gosto muito de Potion Approaching.

    Para o quarto disco Josh Homme vai assumir novamente o cargo de produtor, espero que saia mais coisa boa :)

    ResponderExcluir
  7. Opa, já tão falando em quarto disco?
    Uhuul

    ResponderExcluir