quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

35 - Howl - Black Rebel Motorcycle Club


Finalmente! Depois de algum tempo eu consegui voltar a colocar algo aqui.
A demora foi por causa dessa banda aí.

Bom, tudo começou comigo imerso em um tédio infernal. Estava em casa há alguns finais de semana buscando bandas novas sobre as quais pudesse falar e não queria falar de nenhuma que eu já conhecesse. Queria algo novo, que me surpreendesse e me deixasse com vontade de escutar coisa boa por dias.
Nessa época acabei topando com a Fistful of Mercy (que rendeu a postagem passada), banda que salvou minhas semanas enchendo meu mp4 de música boa.
Mas o trem não pode parar e comecei a ficar agoniado novamente. O trio só tinha 9 músicas - de qualidade, mas ainda assim, apenas nove - e eu precisava de mais (que papo de viciado hehehe).
Foi então que meu amigo me sugeriu esta banda de nome enorme: Black Rebel Motorcycle Club. Nunca havia ouvido falar e pedi uma sugestão de melhor disco dos caras. Ele me apontou o Howl.

Bem, eu até agora escutei 4 dos discos da banda. Todos os discos são excelentes. Em cada um deles a banda renova um pouco de leve a forma de fazer música, mas não perde a essência. Os caras são um trio hiper fodão. Hayes e Levon (guitarra e baixo, respectivamente) dividem os vocais em quase todas as músicas enquanto o Shapiro, na bateria, direciona a percussão com seus diversos efeitos.
A despeito de qualquer coisa, a primeira que ouvi dos caras não foi do Howl:



Essa música pertence ao primeiro disco da banda, o selftitle B.R.M.C. Foi a primeira música que escutei por acaso, já que foi a primeira que apareceu quando realizei a busca no Youtube pelo material da banda enquanto estava... hã... esperando pra ouvir o Howl.
Mas só esse vídeo já dá uma idéia boa do que os caras são capazes.

Quando coloquei o Howl pra tocar, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a frase de abertura do disco: "Time won't save our souls".
"Shuffle Your Feet" abre o disco com essa frase e foi por isso que gostei dela logo de cara. Eu costumo dizer essa frase ("O tempo não salva ninguém" - ali no caso é "O tempo não salvará nossas almas", mas a idéia é a mesma) constantemente. Fiquei particularmente feliz com a levada dela.
O estilo musical do Howl em particular tende a uma espécie de "garage blues" (lembrando que nome de estilo musical é uma coisa que se inventa muito hoje em dia hehehe). Esse disco em particular me pareceu o mais triste de todos e o mais "lento" também. As letras tem uma melancolia distinta e as melodias uma sensibilidade sutil, sem perder a qualidade sonora. Parece um álbum que fala de arrependimento, consequência, nostalgia e solidão.

Exemplo de música assim é "Devil's Waitin'". Extremamente simples e praticamente voz e violão, a música envolve pela melodia triste e letra caprichada. Não que os caras sejam mestres da composição, mas as letras são de encher os ouvidos.
Eles cantam sobre muita coisa diferente.
Aliás, eles cantam.

Tanto Hayes quanto Levon assumem os vocais das músicas. Ambos tem timbres extremamente similares, mas a sutil diferença é o que traz o charme para a banda.
Na levada lenta ainda há "Fault Line". Gosto bastante dela porque a letra lembra (e influenciou) muito a maneira como escrevo meu outro blog e outras coisas. É uma espécie de nostalgia vaga, rica em detalhes e tudo mais. Sem contar que uma gaita bem tocada sempre me prende a uma música.
Em "Weight of the World" mais letras envolventes. Essa me parece falar um pouco mais de solidão de uma forma não piegas. Destaque para a frase do "B" da música: "The time will change; still the world remains the same" ("O tempo vai passar; mesmo o mundo continuando o mesmo" - tradução não literal).
A música que dá nome ao disco tem uma levada que é meio diferente do disco. O teclado no fundo dá um ar tétrico, enquanto a melodia e suave dá um contraste bem bacana. Não sei bem o que pensar de "Howl", além de ela ser uma música bizarramente legal hehehe...

Do lado menos lento do disco temos coisas realmente boas também.
"Promise" é a marca maior da influência do blues no disco. Aquele piano é digno de tudo no mundo. A levadinha lenta da música é suave e sem exageros. Pra escutar de olho fechado e viajar dentro de um bar.

Lembra do que falei sobre gaita bem tocada? Pois é, em "Complicated Situation" os caras abrem a música com ela e depois se empolgam em um ritmo tranquilo e, ao mesmo tempo, rápido. A despeito disso, ainda assim a gaita é a marca da música e só não é minha preferida porque...
Bem, eu curto quase o álbum todo e se fosse falar de todas as músicas o post sairia longo demais. Entre as que eu mais gosto (e não incluindo aqui as que já mencionei como "Weight of the World", por exemplo) estão "Sympathetic Noose", que parece ter sido uma música escrita pra mim (ah, vá; todo mundo já achou isso alguma vez na vida) e que tem um riff bem simples e marcante; e essa:



Como muitas outras músicas sobre as quais já argumentei, "Ain't No Easy Way" é o tipo de música da qual eu gosto e não faço a mínima idéia do por quê.
Tudo bem que ela é uma boa música, tem uma levada legal e tem bastante de blues também, mas o gosto por ela é meio anormal. Na verdade só falei do Howl porque ela estava perdida no meio. Acho que no fim ela resume bem tudo o que eu falei sobre o disco e de quebra tem uma levada um pouco mais animada que lembra os outros discos da banda.
Eu gosto do disco todo, mas não quero encher liguiça sobre as músicas que não postei. Gosto muito delas e se fosse ressaltar mais alguma eu certamente falaria de "The Line", que fecha o cd de forma espetacular e com direito a uma música bônus remendada. Demais.

"Tá, cara, mas e agora?"

Bom, agora fica a dica: se estiver buscando um disco cheio dessas qualidades do Howl escute-o e com certeza você terá boas horas de entretenimento.
Se curtir uma levada mais pesada eu recomendo fortemente outros dois discos da banda que são o selftitle B.R.M.C. e o Baby 81. Toda a discografia vale uma conferida, exceto talvez pelo estranho The Effects of 333 que me pareceu só barulho hehehehe.

Os discos são caros e a divulgação ainda é pobre.
Se realmente gostar do disco, espalhe pra quem quiser e escutem as músicas até estourar os tímpanos. Se permitam viajar com os caras e não haverá arrependimento.
Abraços e até a próxima.

4 comentários:

  1. É uma banda do caralho. Tô escutando algumas músicas aqui e gostei muito. Valeu a indicação :)

    ResponderExcluir
  2. De nada =D

    A banda me surpreendeu por ser recente, ter seis discos e praticamente todos bons.
    Escuta o que tu puder porque vale muito a pena.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Esse álbum é realmente muito bom, considero a Shuffle Your Feet a melhor faixa.
    Gosto mais do álbum Baby 81, mas depois vem este álbum, rsrs.

    ResponderExcluir
  4. Olha, foi bem difícil escolher entre os dois... Escolhi falar sobre o Howl só porque estava mais no clima dele hehehehe
    Obrigado pelo comentário

    ResponderExcluir