terça-feira, 26 de outubro de 2010

34 - As I Call You Down - Fistful of Mercy


Eu gosto de me surpreender com música.
É simplesmente bom demais quando do nada eu encontro uma música nova a ser ouvida, um cd novo a ser descoberto ou uma banda (ou projeto) nova a ganhar espaço nos humildes 4GB do meu mp4 (humildes porque hoje em dia isso é um espaço risível).
Mas há dias em que isso é muito melhor.
Para mim música é um reforço e, ao mesmo tempo, um moderador de emoções: quando estou de muito bem com a vida eu posso escutar uma tarde toda um cd devastador e pesado pra me sentir assim pelo dia todo. Se estou deprê, posso escutar um disco pesado pra melhorar ou um mais leve pra deixar esse momento ruim ir embora e tudo mais.
Mas deixando esse papo emo de lado, fato é que sou extremamente bipolar em se tratando do meu gosto musical. E sendo assim, se meu último disco aqui comentado foi o Selftitle do Wolfmother (que ainda estou escutando) peço que não se surpreendam diante do contraste com esse: o oposto de peso e estilo.

Fistful of Mercy foi um projeto iniciado no começo de 2010 entre três músicos: Joseph Arthur, Bem Harper e Dhani Harrison. Confesso que dos três eu só conhecia o Harper (que inclusive já teve um de seus discos aqui comentados) e foi através da comunidade dele que consegui ouvir o disco. Continuo sem saber direito quem é o tal Arthur, mas o sobrenome de Harrison dá uma idéia de quem é o terceiro cidadão. Sim, Dhani Harrison é filho do ex-Beatle George Harrison.

“Tá, e daí? Ele nasceu com superpoderes?”
Não (mas deveria hehehe).

Não gosto de comparar pais e filhos em nada, muito menos musicalmente, mas o cara manda bem sim. Tem estilo dele e é um bom músico que se juntou com mais dois e fizeram um belo trabalho. O primeiro vídeo que vi da banda foi esse:



A despeito de “In Vain or True” abrir o disco, eu gosto bastante dela. Acho que logo de cara dá pra colocar os fones de ouvido e fazer uma viagem das boas com a calma que ela passa. E o esquema vocal dos caras é brilhante. Característica presente em todas as músicas (exceto em “30 Bones”, já que ela é instrumental - mas ainda assim, minha segunda preferida deste álbum tristemente curto - pelo talento dos caras eles poderiam ter gravado umas 15 músicas!), o trio vocal é de dar inveja em muitas bandas. Não existe estrelismo e cada uma das faixas do disco tem acabamento único. E letras únicas também.

Falando das letras (que eu me dei ao trabalho de tirar no muque, já que não achei em outros lugares – e depois de postar tenho certeza que vai ser a primeira coisa que vou encontrar), é impressionante como os caras conseguem fazer coisas ótimas com letras tão simples. São letras com uma pegada legal, mas que não tem cinco páginas de texto, manja? Falam o que tem que falar e pronto. Um exemplo é “I Don’t Want to Waste Your Time”, em que as quatro primeiras frases (e o refrão, por conseqüência) nada mais é do que “I don’t want to waste your time” repetida quatro vezes.
Música ruim?
Nada.
Eu gostei.

Em "Restore Me" tem um feeling nos vocais que dá arrepio de ouvir. E acho que das letras ela é a mais foda de todas. Desde o começo até o fim da música dá pra imaginar essa música como trilha sonora de um filmaço desses que marcam a vida. Excelente.
Uma das canções mais bacanas do disco é "Things Go 'Round". Há uma versão em vídeo do youtube muito boa de ver em que cada um dos membros da banda assume um instrumento diferente (o que é fora do comum do som da banda, onde o Dhani e o Joseph estão quase sempre de posse de violões e o Ben com sua guitarra no colo (cara, aquilo tem outro nome... eu não lembro qual é...). No tal vídeo o Ben Harper se engata num baixo, o Dhani num teclado, o Joseph na batera e só a Jessy (violinista) permanece no seu instrumento. Mas é uma coisa agradável de ouvir.

Gosto muito da levada de "Fistful of Mercy". Tem algo no timbre vocal de um dos caras (sério, não sei qual é) que deixa ela completamente surreal. É uma coisa que melhora demais o conjunto. Mas falar disso é bater na tecla ali de cima: o trabalho com as vozes no álbum todo. De novo, ressalto: coisa de gênio.

Mais coisa de gênio é a minha preferida:



Quando escutei "Father's Son" pela primeira vez, eu me lembro que fiquei com um sorriso de orelha a orelha de tão boa que ela era. Palmas marcando o tempo, os três se revezando no vocal de uma maneira completamente diferente das outras faixas... Eu queria entrar no mp4 e cantar com os caras essa coisa por décadas. Muito boa.

Ainda recente, tendo em vista que o álbum foi lançado apenas no começo de Outubro (dia 5, precisamente) a banda ainda não é muito conhecida e carece de uma atenção especial. Duvido muito que as gravadoras brasileiras se darão ao luxo de lançar a versão nacional do disco, o que é uma pena.
Esse foi um dos motivos que me levou a atropelar outra postagem pra colocar o trabalho destes senhores no ar.
Escutem a banda (sempre dá-se um jeito, não? hehehe) e divulguem o quanto puderem.
Numa dessas, com um pouco de sorte quem sabe não dá pra se surpreender vendo o disco numa prateleira por aí...
Abraços.

12 comentários:

  1. Tbm tentei achar a letra da 'I Don’t Want to Waste Your Time' sem sucesso ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Já mando pra ti
    (professor tem que servir pra alguma coisa ;D)

    ResponderExcluir
  3. Ben Harper com guitarra no colo..se é tocando com slide provavelmente é uma Lap Steel guitar

    Vou baixar esse disco, se eu não achar, vou pedir pra ti mesmo HAHAHA
    abraço

    ResponderExcluir
  4. ISSO!!! Esse nome mesmo!!!
    Valeu, Rafis!!!

    Pode pedir que eu te passo sim (é do car@lho, cara!)
    Heheh

    ResponderExcluir
  5. Achei o blog por acaso, mas ja ta nos meus favotiros!!! ^^ Parabens Bicho >< so seria legal se tu passasse os links pra down dos albuns eu fico super curioso e alguns eu nunca acho. Falow brother

    ResponderExcluir
  6. OPA!!! Muito obrigado cara!
    Antigamente eu até colocava os links pra download por aqui, mas o Tio Google me enviou uma mensagem dizendo que eu não podia, que era infração de direitos autorais e que se eu recorresse ao mesmo erro eu perderia o blog e pagaria uma módica multa de $10.000,00 a $100.000,00
    Então eu meio que decidi continuar o blog sem postar os links.
    Mas dependendo do que quiser encontrar, só me pergunta e eu te mostro aonde.
    Abração

    ResponderExcluir
  7. '¬¬ Caralho altas multas!Google é fodz. Hehehe É coisa bagarai cara. Sempre tento dar uma checadinha mesmo não sendo do meu gosto a banda ;D Eu não consegui achar o fistful tem como vc me passar de alguma forma algum link?

    ResponderExcluir
  8. Se alguém perguntar não fui eu quem te passou...

    http://www.fileserve.com/file/BYDFFJ2/FoM-AICYD.rar

    Auhauahuahauhuauhahua

    ResponderExcluir
  9. as 3 vozes são muito boas, tem algo no Dhani Harrison que me lembra o pai e os Beatles em geral. só as 9 musicas me deixaram com vontade de ouvir mais 9.
    me amarro no blog! pababens

    ResponderExcluir
  10. Tive a mesma impressão sobre a voz do Dhani e até minha mãe (fãzaça dos Beatles) disse que ouviu a semelhança.

    Esperemos outras nove (tomara que saiam mais heeheh).

    Obrigado cara, apareça sempre

    ResponderExcluir
  11. Opa valeu cara, se quiser tirar o link e talz pra não dar treta ja esta no meu mp3. Ow já ouviu falar do Them Crooked Vultures? Eu não lembro de ter lido nada sobre eles aqui no blog e estou meio afetado pelo final do semestre, se já tiver escrito sobre eles malzaê.

    ResponderExcluir
  12. Escrevi sim =D
    Adoro aqueles caras e falei sobre o álbum mais pro começo do ano. Dá uma olhada lá! Abração

    ResponderExcluir