sábado, 16 de abril de 2011

43 - Wasting Light - Foo Fighters


Hey, alguém lembra aí de 2008/ 2009?
Pois é, naquele tempo houve um rumor terrível.
Um rumor de que minha banda favorita (depois de tirar o posto dos Strokes), iria entrar em um recesso temporário.
Rumores corriam, inclusive, de que esse "temporário" seria por uns 10 anos e que o sr. Dave Grohl nunca havia se sentido tão bem desde que havia integrado o ultra trio Them Crooked Vultures e que lá ficaria pela eternidade com sua bateria, seu Josh Homme, seu John Paul Jones e seus frenéticos berros de FRESH POOOOOTS!!!

Ah, como eu gosto das voltas do mundo, da boa música e do Dave.
Sem ele não haveria como eu ter estado mais feliz nos últimos meses.
Por que?
PORQUE A FOO FIGHTERS VOLTOU!!!

Não que tivessem realmente parado, mas realmente me assustei quando aquele rumor de "recesso" surgiu. Até 2007 eu defendia com unhas e dentes os Strokes como minha banda favorita. E já expliquei em posts anteriores (sobre o In Your Honor e sobre o First Impressions of Earth) o que me fez mudar de idéia e assumir uma postura mais fã da FF. Eles são de fato uma banda melhor (e qualquer um que escute Wasting Light e Angles pode gritar alto isso como uma certeza) e já muito antes provaram isso.
Os caras tocam com vontade, escrevem letras como ninguém e estão na estrada há um bom tempo. Tem um entrosamento bacana e mais uma lista de coisas que faria o post ser em duas páginas diferentes.
Meu primeiro contato com o disco novo foi meses atrás quando eles lançaram um teaser dessa música aqui:



Quem me conhece bem sabe como eu (e mais da metade dos fãs pelo mundo todo, imagino) fiquei completamente insano escutando o teaser, já que ele para logo no fim da primeira frase do verso. Quando vazou na internet um show secreto que eles fizeram e pude escutar, bem... "Bridge Burning" foi de cara a chamariz do disco pra mim. Ela é, das músicas que abrem os discos deles, uma das melhores! Pau a pau com "The Pretender", "All My Life" e o combo "Doll" + "Monkey Wrench"! Sério, aquele "THIS ARE MY FAMOUS LAST WOOOOOOOOOOORDS!!!" ficou (e ainda está) na minha cabeça e não sai. E assim o disco começa dessa forma espetacularmente fodástica.

E não só começa. Dando sequência à primeira música, "Rope" é um dos grandes destaques do disco. Confesso que de cara eu não tinha gostado muito dela. Mas assim que escutei o album com calma eu pude ver o quão boa ela realmente é. É uma aposta alta da banda em um estilo diferente. Aqui o Taylor tem bem mais espaço pra aproveitar, mas sem pieguices. A forma como ela soa é simplesmente matadora. Fora que o solo tem a distorção mais feroz do disco. Palmas para o Chris! O cara mandou bem pacas!
Um desempenho tão bom e uma aposta tão bem feita em uma levada um pouco mais aberta (e por favor, não estou dizendo que eles tinham um estilo fechado, ou cabrestado. Longe disso, é uma das bandas mais flexíveis que conheço) que permite que o cd tenha uma música como "Alandria". Ela me lembra o estilo de "Rope" por um motivo que não consigo identificar (exceto por estarem no mesmo disco), mas tem uma pegada muito boa. Mais um bom refrão pra povoar mentes por um bom tempo.

Falando em flexibilidade, não há como não se referir à primeira do disco a receber um clipe. "White Limo" é suja pacas, com o drive do Dave lá no alto a música toda. Mas aquele clipe é hilário. Pat Smear tem a cara mais traficante do universo, a mulher do Dave aparece, o Lemmy aparece (como sempre pegando mulher e sendo bárbaro atropelando pessoas heheh), o estilo de filmagem é total anos 90 - coisa que vingou para o clipe de "Rope" também -, a limosine de dorgas aparece por todo o lugar... Fora que de lá saiu o primeiro selo dos quais farei uso daqui para frente (mas isso é pro fim do post).

Por hora, focando no disco "Back and Forth" é uma música da qual eu gosto bastante. Acho toda a dinâmica dela bem feitinha e sem exageros. Hm, pensando bem, acho que sei bem o por quê de eu ter gostado dela. É por ela ser exatamente simples e boa de ouvir. Não tão simples, mas com uma melodia que fica na cabeça por causa dos seus "You got away, got away, got away from me...", "Dear Rosemary" é uma daquelas baladas da banda que não são baladas de verdade. Ela tem um ritmo diferentão e diferente da maioria das músicas da banda ela deixa o verso soando. Duvido que alguém aí que tenha ouvido o album não tenha escutado ela e depois ter se pegado com aquele verso ali de cima na cabeça.

Tocando no assunto de baladas... O que é "I Should've Known"? Caaaaaaaaara, aquela ali é uma obra de arte! A primeira vez em que escutei fiquei ali pensando nela no feeling: "o Dave se superou nessa ae". Vocal perfeito pra ela e, além do instrumental muito bem construído, a letra é uma das mais bonitas da banda (de novo, apesar da simplicidade). A música em sequência, que fecha o disco, é "Walk". "Walk" me lembra bastante de "New Way Home", que fecha o The Color and the Shape. A pegada é a mesma e ela tem clima de fim de disco mesmo. Há quem não curta, mas depois de escutá-la com tanto eu gosto muito de cantá-la a plenos pulmões. E se "I Should've Known" tem uma letra bonita, uma das letras mais fodásticas das novas pertence à "Walk". Tendo oportunidade, dê uma olhada e se não sentir vontade de cantar junto aquele "I NEVER WANNA DIE!!! I NEVER WANNA DIE!!! I'M ON MY KNEES, I NEVER WANNA DIE!!!" então Foo Fighters não é pra você.

Lenta e tão foda, ou mais, do que "Walk" é "These Days". Inspirada ou não, fato é que a banda fez uma das realmente boas com ela; desde o verso, passando pela forma como o instrumental cresce durante a música toda até o refrão matador... Não há como ignorá-la no meio do disco.
Bem, não que seja minha favorita, mas como achei o disco inteiro bom, eu pensei seriamente e deixei essa pro final:



"Matter of Time" é uma das minhas músicas favoritas porque ela parece ter sido uma que fugiu do meu disco favorito da banda, o In Your Honor. Ela é totalmente no estilo dele e desde o riff principal até o refrão ela é muito foda! Nos fones de ouvido no volume máximo de um mp4 decente ela pode até ser usada como dorgas e extasiar uma pessoa por horas. Em caso de overdose o viciado pode até soltar um grito involuntário no meio de um ônibus e fazer com que todas as pessoas ao redor o olhem como um estranho lunático. Se isso aconteceu comigo? Não, não... Que é isso, foi só um exemplo inocente... Nada mais...

Enfim, minhas piras particulares à parte, a verdade é que a Foo Fighters voltou definitivamente a ativa e disposta a tornar o Wasting Light um marco na história da banda. Desde antes do lançamento oficial do disco (muito antes, na verdade) a banda vem realizando toneladas e toneladas de shows livres/ secretos/ surpresa/ em TV aberta/ pelo Youtube. Parece que todos os diuas eu tenho visto algo no twitter como: "Olha só galera, a Foo Fighters está tocando o disco novo lá no lugar X e tem uma transmissão ao vivo e está massa pra caralho e...". As duas últimas foram de uma qualidade fenomenal; tanto a do Letterman com o disco novo sendo apresentado pela banda vestida no estilo dos Beatles e a filmagem em preto e branco até a transmissão de ontem pelo próprio site da banda.

Pois bem, a partir do Wasting Light eu pretendo inaugurar um tipo de classificação para os discos. Acima está o primeiro selo desse tipo de classificação, o "Certificado OW YEAH!!! Dave Grohl Aprova Esse Disco".

E não há como não aprovar. Elaborado com qualidade e vontade, Wasting Light é um dos melhores discos da banda e apesar de novo já traz novos fãs e faz os antigos se sentirem gratos e bem pelo trabalho deles.
Com previsão suposta para uma possível passagem pela América do Sul no fim do ano é provável que escutemos esse disco todo e todos os outros clássicos da banda em breve frente a frente com esses excelentes músicos.

Senhor Dave, obrigado por atender minhas humildes preces.
Acredito em ti, ó Senhor da bateria, Rei dos drives vocais e gênio musical perpétuo.
Amém =D

6 comentários:

  1. Dave Grohl gênio divino.

    Sem mais.

    (ate pq tbm quero postar sobre ele, e nao quero gastar! Heueheheheue)

    ResponderExcluir
  2. AHUauhuahauhauhhuauh
    Me avise quando postar o seu então =D

    ResponderExcluir
  3. Então, não falei dela porque das do disco ela não me chamou taaaaanto a atenção. É uma música legal. Eu curti o refrão dela. Desde a ponte até o refrão ela é foda pacas. Fora que é dessa letra que saiu o nome do disco, afinal =D

    ResponderExcluir
  4. Thomas, você devia colocar algum tipo de botões que dê pra curtir teus post diretos no FB!
    Estou lendo devagarinho isso aqui, mas confesso que os posts dos cds do FF (in your honor e wasting light) são so melhores, acho que é pela paixão com que você fala deles.

    Continue, que isso é bom demais! (:

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado moça Allana =D
    Em breve eu escrevo mais coisas aqui.
    Beijo

    ResponderExcluir