sexta-feira, 17 de setembro de 2010

31 - Oh, No! - OK Go


Chega essa época do ano e todo mundo tem que assistir aquela vergonhosa premiação da "música" brasileira chamada VMB. Não vou passar horas aqui dizendo o quanto eu detesto essa premiação. Eu trouxe esse fato à tona por um motivo: todos os anos uma das poucas coisas boas do evento são as atrações internacionais (exceto pela participação do Bloc Party - aquilo foi uma bosta). Juliette & The Licks e Marilyn Manson são bons exemplos de shows ultra fodásticos que a premiação já concebeu.
E a atração desse ano foi a OK Go.

Aliás, fazia um bom tempo que não ouvia nada sobre os caras.
As últimas notícias foram justamente esse ano com o lançamento do disco novo, o Of the Blue Color of the Sky.  Ainda não pude escutá-lo com cuidado, apesar de ter achado muito bem feito o clipe de "This Too Shall Pass". E é falando de clipes interessantes que os caras se destacam. Quer dizer, antes do Oh, No! a pegada deles era um pouco diferente (não melhor e não pior; diferente mesmo).
Mas assim que os caras lançaram esse disco sobre o qual eu quero tanto falar, a coisa mudou.
Sim, eu fui mais um cara qualquer parte dos 99% que conheceu a banda através desse clipe aqui:



Eu não fui atrás de material da banda direto, mas gostei dela no instante em que escutei.
Foi um bom tempo até eu me interessar o suficiente ao ponto de encomendar o cd (uma pechincha) e ouvir o disco todo. A princípio não sabia que a banda tinha um disco antes desse. Fui direto ao Oh, No! ver o que havia de legal pra escutar além da música do clipe.

Bem, confesso que no começo (e lá vou eu...) eu não gostei do cd. Mas como pra mim música é algo maior do que ouvir uma coisa uma vez e dizer que não gostei, eu esperei, escutei novamente um tempo depois e daí a coisa melhorou. Melhorou porque comecei a escutar o disco com mais atenção do que antes.
E o Oh, No! é um disco legal.

Começando pela "Here It Goes Again", ela não é a mais popular do disco sem motivo nenhum; do contrário, ela é uma música toda elaborada desde a introdução (acho massa pra cacete introduções desse tipo, com um riff simples que chama a música devagar e que simplesmente some depois) até o refrão com todos os backing vocals caprichados ao ponto de serem quase um "instrumento adicional" da banda.

Falando dos backing vocals, eles preenchem praticamente quase todas as músicas do disco. Em "Oh, Lately It's So Quiet" - uma das com os vocais mais tranquilos da banda - eles fazem parte da música toda cantando seu "oh, no!" lá no fundinho. Em músicas como "A Million Ways" ou "A Good Idea at the Time" os backing vocals são mais presentes no refrão. Em ambas eles aparecem de forma mais discreta. Qual das duas eu gosto mais? Difícil dizer. "A Good Idea at the Time" tem um instrumental mais pesadão, enquanto que "A Million Ways" tem um clima "calmo e tenso" ao mesmo tempo. Acho que corresponde bem ao jeitão do clipe. Até porque depois de assistir o clipe, não consigo ouvir a música sem imaginar toda aquela coreografia ensaiada deles (muito boa).
No mesmo clima "tenso" temos "Maybe, This Time" quase no finzinho do disco. Gosto bastante da levada dela. Ela soa como uma baladinha com clima de "DR". Não é uma letra romântica; pelo contrário até. E curto músicas em que o refrão vai aparecendo aos poucos, sem exagero.

"Let It Rain" é pra mim a que mais chega perto do clima de uma baladinha. O riff, a calma da música... Aliás, o vocalista (Damian Kulash) tem um timbre muito massa. É só dele e parece servir pra tudo. Seja em uma música tranquila, seja em uma pesadona, o cara não deixa a desejar em matéria de voz.

Curto "It's a Disaster" por ser uma das mais animadas do disco e por ter um dos instrumentais mais fodões do álbum todo, junto com "Television, Television". Acho que ambas aparecem no momento certo do disco e apesar da cara rápida de ambas, elas valem bem o tempo que têm.
Com uma entrada de bateria bacana, também tem "Do What You Want". Essa música me ganha pela característica que mais gosto de comentar sobre qualquer disco que eu escute - a simplicidade. Ela tem uma letra rápida, guitarras simples, uma bateria realmente boa, um solo sem nenhuma porcaria de outro planeta e vocal invocadão.

Mas mais foda que as duas juntas, e de longe a minha preferida do disco, é só "Invincible":



Acho que essa música resume tudo o que expus sobre o álbum todo: desde o vocal versátil do Damian, passando pelos backing vocals da banda, o instrumental invocadão (porra, tenho que dizer, o baterista é um dos melhores músicos da banda!) puxando todo o disco - na verdade abrindo o disco - e ainda por cima com um clipe cheio de explosões (tudo fica legal explodindo, hehehe - nenhuma tendência terrorista por aqui, mas vai dizer que você nunca teve vontade de explodir alguma coisa?).

A despeito de gostar das outras músicas (sim, eu gosto) eu paro minha postagem por aqui.
Agora são 1:39 da matina e tenho que confessar que acabei não assistindo a apresentação dos caras naquele evento desprezível. Soube apenas que tocaram "This Too Shall Pass" (uma música incrivelmente dona de DOIS bons clipes) e mais nenhum outro hit... Pena.
Mas valeu pelas vaias àquele projeto malfeito de banda colorida com fãs em pré puberdade com dedos em carne viva de tanto votarem em algo que não é música, não é cultura e não: não é bom.
Mas não citarei nomes.
Irei em paz sabendo que por alguns minutos uma banda decente pisou naquele palco e mostrou serviço (li uns comentários muito bons e assim que alguém colocar no Youtube eu vejo, hehehe).

Fui

9 comentários:

  1. "banda colorida com fãs em pré puberdade com dedos em carne viva de tanto votarem em algo que não é música, não é cultura e não: não é bom."

    hahahaha

    Que banda será que ééé???

    :P

    ResponderExcluir
  2. Eu sei, eu seiiii
    Você é um cara politicamente correto

    ResponderExcluir
  3. Pode crer; a gente não pode simplesmente sair por aí falando mal...
    Podem processar a gente e talz...
    Auhauhauhuahha

    ResponderExcluir
  4. hsuahsuahsuhaushasha
    Verdade...
    Vai que processam, você perde, e a sentença te obriga a meio ano de serviço comunitário usando aquelas roupas e aqueles óculos!

    Pensa
    oO

    ResponderExcluir
  5. MUITO BOM! Adorei!
    Também achei o VBM uma merda, só a apresentação do Ok Go que foi a unica coisa boa lá.
    E também ouvi o álbum mas na só na segunda vez que ouvi eu gostei, só que foi o Of The Blue Colour of The Sky hehe :B

    ResponderExcluir
  6. oi! Você disse que encomendou CD por uma pechincha e depois do post fiquei interessada. Onde posso encomendar tbm?

    ResponderExcluir
  7. Então, anônima, eu dei sorte porque houve um bug no sistema da americanas.com

    Comprei por 15$, mas acho que não está muito mais caro do que isso lá mesmo.
    Estou que nem um louco atrás do primeiro...

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda estou digerindo o TBCOTS na verdade, Matt.
    Achei ele meio "parado" em relação aos outros dois.
    Mas que bom encontrar mais um que concorda que aquele VMB foi um fiasco.

    Suzy, prefiro sentença de morte a me vestir que nem aqueles caras ¬¬

    ResponderExcluir