segunda-feira, 7 de outubro de 2013

51 - The World from the Side of the Moon - Phillip Phillips



Bom, faz muito tempo que não me ponho a escrever e os motivos são muitos. A vida deu muitas reviravoltas desde a última vez em que pensei em escrever algo de novo. Comecei várias postagens diferentes sobre muitas bandas diferentes, mas parece que me faltava algo pra continuar além de vontade. Sei lá, me julguem.

Enfim, já disse muitas vezes que gosto de poder ouvir música com calma ao invés de torná-la só um pano de fundo sem sentido para a minha vida. Eu sempre penso em como ter uma coleção grande de CDs não faz o menor sentido se você não se põe a escutar o que tem. Nem o que aparece. Então, voltando à ativa, eu fui surpreendido por Phillip Phillips. O cara é foda demais. Se você já teve uma oportunidade de escutá-lo, você sabe do que eu falo. Se não, então prepare seus fones de ouvido, caixas de som, celular dentro de ônibus (creia em mim, ninguém vai encher o seu saco por ouvir músicas como as dele) e delicie-se sonoramente (pouco afetado eu hoje =P).

Eu conheci o Phillip Phillips ano passado, quando minha amiga Stefani (sempre ela) me mandou um vídeo dele no American Idol. Esse vídeo:  

 

Tipo, ele pegou uma música do Usher (foi mal, sei que ele é um cara super renomado e tem seus méritos, mas não consigo gostar dele) e transformou em algo simplesmente ultra fodástico. E ali também deu pra ver algo que sempre curto em artistas que brotam do além: personalidade. A música parecia dele!

"U Got It Bad" me fez gostar dele, mas sem tv a cabo e com muitas outras coisas pra assistir ao invés de American Idol (que acho ter de bom apenas os artistas vencedores de quando em quando) acabei esquecendo que ele existia. Então estava um dia eu passeando na livraria quando me deparei com o disco dele. Foi só aí que descobri que ele havia sido de fato o campeão do programa e que já tinha o disco lançado. O formato é muito parecido com o de outros discos de ganhadores do Idol, como o do David Cook por exemplo.

O disco abre com "Man on the Moon" que não é láááá a minha preferida do disco, mas tem seu mérito. O mérito de pertencer à identidade do Phillip como cantor. É uma música simples, mas explora bem o clima de introdução do disco. O controle de respiração desse cara é simplesmente muito bom. Tudo bem que a coisa em estúdio pode ser rearranjada, mas não acho que esse tenha sido o caso. O cara é foda mesmo. E é memo porque é memo e é memo porque é (dublador do Cid feelings XD). Acho que num clima similar podemos colocar "Get Up, Get Down". A melodia da voz do cara é impagável. Literalmente (absolutamente) música para os ouvidos. O refrão é forte e bem colocado e uma das mais fortes do disco. Não tão épica quanto "Gone, Gone, Gone", porém. Não que as outras composições não sejam boas, mas esta é MUITO boa. E o instrumental é tudo o que o cara apresentava de bom no Idol elevado à infinita portência. Coisa de gênio mesmo. Na sequência "Hold On" vem naquele climinha bem viagem de carro no meio da tarde pra dar uma relaxada no clima. O instrumental pode ser manjado, mas o vocal dele não é. Aqui mesmo dá pra imaginar aquela cena final de filme no meio do deserto com créditos passando. Coisa boa de verdade.

"Where We Came From" tenta uma abordagem um poquinho diferente, mas acho meio méh... A ponte é bacaninha, mas é só. Tem muito "ooooo" pra pouca coisa. "Can't Go Wrong" tenta também, mas já é bem melhor. O refrão é muito salão de rodeio, mas eu gosto mesmo assim. Ela é toda dançante e põe você pra pelo menos bater o pé e balançar a cabeça. Ela e "Drive Me" tem essa vibe e fazem com que o disco nunca perca esse clima agradável.

Tem só mais 3 músicas que eu gostaria de comentar. "Wanted Is Love" é uma música que vai do muito foda ao muito podre em uma simples passagem de verso para refrão. Eu não sei como eu acharia ele melhor, mas de alguma forma ele não é o que eu esperava pra uma música de versos tão bons. A letra é bacana e acho que vale uma escutada. Ela é uma baladinha meia boca. ao contrário de "So Easy".

"Ah, pelamordedeus, So Easy dá vontade de vomitar e tem a complexidade de um palito de fósforo"!

Eu não acho. Não mesmo. Não sei bem o que nela me faz ver uma música realmente bonita, mas eu vejo e diria até que ela é uma das minhas favoritas do disco. Mas a que me ganhou de verdade e valeu até uma apresentação no Idol (ou melhor dizendo: veio de lá) foi "Home":



Se tem uma música que me faz crer que esse cara mereceu o título foi essa! "Home" tem tudo o que ele pode fazer vocalmente, mais um ritmo bem envolvente, mais instrumental épico, mais... Precisa mais? Escutá-la é sempre de arrepiar. Junto com "So Easy" e "Gone, Gone, Gone" são as melhores do cd e aquelas que você DEVE ouvir caso resolva seguir as dicas musicais desse post.

Lembrando, é claro, que eu não tenho nenhum doutorado em nada musical. Música é uma paixão, um hobby e até uma segunda profissão (porque eu ganho uma coisa ou outra com minha banda e talz). Espero que você baixe compre o disco do Phillip Phillips e se deixe levar tranquilamente pelo som. Satisfação garantida e comprovada.

Mil abraços e até uma próxima.
Hasta!

Um comentário:

  1. Esse álbum parece ser bem legal. Mas eu confesso que ainda tenho receio com cantores de American Idol e cantores metidos a folk.

    ResponderExcluir