quinta-feira, 1 de julho de 2010

25 - The Funeral Album - Sentenced (recordar é viver)


Em tantas postagens eu tenho falado a mesma coisa sempre: em 2006/2007 eu joguei o metalzão pela janela; cansei de ouvir as mesmas coisas; fui atrás de novos horizontes...
Bem, isso em nenhum momento significa que tenha parado de ouvir metal. Significa que parei de ouvir SÓ isso. Ampliei minha receptividade musical.
Mas de vez em quando me bate uma vontade massa de pegar um dos meus cds e colocar no talo pra headbangear e pirar, ou só levantar minha moral.
E uma das bandas das que eu mais curto até hoje é a Sentenced.
Ou foi a Sentenced.
Esse disco marcou o fim da banda.
Lamentei pra cacete a perda.

Algumas pessoas conhecem a banda de um dos raríssimos clipes que as emissoras transmitiram (todo cortado) na TV. É uma música muito boa, por sinal:



(Putz, o Crimson é demais)
Eu conheci a banda através desta música e gostei bastante. Depois acabei ouvindo os outros discos, gostei particularmente do Cold White Light e a partir de então lembro que comecei a contar os dias para o disco que prometia ser o mais fodão de todos.
Infelizmente soube que seria o último também. Motivo?
Nada especial.

Na verdade acho que foi o motivo mais maduro e honesto pra uma banda terminar.
Brigas? Conflitos? Estrelismo?
Não, nada disso. Os caras simplesmente acharam que a banda já tinha feito um trabalho legal e não queriam passar os próximos 40 anos na mesma. Resolveram seguir rumos diferentes, mas sem perder a camaradagem.
Só isso já me valeu a espera pelo disco.
O disco saiu no fim de 2005 (pelo que me lembro bem) e me deixou fudidamente bem.
Eu gosto de Sentenced porque, apesar de serem letras pesadonas, nunca me deixaram pra baixo; do contrário, cada vez que escuto a banda eu pareço me emputecer com o mundo de uma forma tão destruidora que ganho um ânimo renovado pra me livrar daquilo que me faz mal.
Revigorante é a palavra.

E desse disco, nenhuma outra música senão "Vengeance Is Mine" pra representar tudo isso. Ela é um soco na cara e uma joelhada no saco, misturada com um foda-se extremamente bem mandado. Foi a primeira do disco a que eu tive o prazer de ouvir e acho que já ouvi ela umas boas 200 e tantas vezes. Não me canso dela.
O álbum abre com "May Today Become the Day", com uma letra no melhor estilo da banda com direito à dupla interpretação da letra. Isso fica pro fim da música numa interpretação de tradução para "Aim high!" que pode ser tanto "Mire bem!" ou, numa outra hipótese, "Não desista!" (na verdade é mais profundo que isso, mas aqui no blog eu não exerço minha profissão). Sublime.

"Ever Frost" foi a música que a banda utilizou pra enterrar a si mesma. No clipe dela, os integrantes... Ah, vê aí:



Eu não gostava de "We Are But Falling Leaves" até anteontem quando comecei a postar. Achava o começo meio podrão, mas céus, a música destrói!
Lá pela 11ª música encontramos o maior soco na cara do disco: "Drain Me". A letra é bem "vá tomar no meio do...". Muito boa.
Gosto da música que fecha o CD e ela, "End of the Road", não poderia ter finalizado melhor o disco; nem tanto pelo nome, a letra ou nada disso.
Ela parece realmente marcar o fim de algo.
Como se banda e disco tivessem desejado um final com ela.

Eu não abandono a postagem sem falar da melhor do disco na minha opinião.
E essa seria "Despair-Ridden Hearts". Acho que essa é a música dos caras que eu mais curto. A simplicidade dela, a gaita no começo sonhadora, o refrão, o solo e o final. É uma música com medida perfeita e letra perfeita.
Vale o disco inteiro sozinha.

"Tá, mas e daí? A banda acabou. Pra que fez esse post?"

Fiz porque me peguei ouvindo meus cds de metalzão recentemente e porque apesar de a Sentened estar extinta, a Poisonblack apenas recomeçou a trabalhar.
E em discos muito bons.
Algum dia de nostalgia ao metal eu posto sobre ela.
Abraços!
E nesse mês têm coisa boa!
Aguardem.

8 comentários:

  1. Hehe, se isso significar que curtiu o post, tá assinado já.

    ResponderExcluir
  2. The funeral album é o meu álbum favorito... e sentenced a minha banda favorita! gostei muitos dos comentários do autor... afinal, recordar é viver!

    ResponderExcluir
  3. Bom ter agradado! Na minha "era metalzão" eu era fanzaço da banda. Uma pena que acabou.
    Mas ouvir é sempre demais.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Bom, é difícil falar de Sentenced pra mim. Acho que é porque a banda marcou minha vida de uma tal forma, participou por tanto tempo e de maneira tão intensa, que ainda me dói lembrar que não a temos mais, e que, principalmente, um dos melhores guitarristas e compositores do mundo, e que era a alma do Sentenced, faleceu.

    Eu me lembro como se fosse hoje do dia em que vi o anúncio do fim da banda no site. De como eu fiquei em choque. E de quando o Funeral foi lançado, eu comprando de pré-venda e ouvindo o cd com lágrimas nos olhos por mais de duas semanas. Enfim, acho que no fundo, o que Sentenced e o Funeral Album significaram pra mim foi isso, essa paixão e admiração louca mesmo.

    E quanto às músicas... Bom, todas essas mensagens, a temática da morte (ou melhor, como eles mesmos gostavam de afirmar, a temática da vida), a fuga do senso comum e do superficial, o aprofundamento das sensações e dos sentimentos... Por essas e outras, acho que vai levar um bom tempo pra surgir outra banda que se iguale ao Sentenced. SE surgir.

    Gostei muito do post, e vamos continuar apoiando não só o Poisonblack, mas a KYPCK, a Fiasco General e a The Man-Eating Tree sempre!

    ResponderExcluir
  5. De fato, creio que as composições do Funeral Album tenham sido as mais profundas dentre todas as da banda fugindo até, inclusive, de letras pesadas para letras (como você mesma disse) com mais sentimento e tudo mais. Foi o que fez este album ser o meu preferido entre muitas bandas até hoje, quatro anos depois de que deixei o heavy metal meio de lado pra ouvir estilos diferentes e tudo mais (no que as outras postagens do blog falam por mim).

    Agora, curiosidade me bateu sobre essas outras bandas que você mencionou aí. Por ter ficado afastado do metalzão eu não tenho a mínima idéia de quem são elas. Vou dar uma procurada aqui ver se são boas pra dar uma escutada.

    By the way, obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  6. Só conheço o último álbum deles, as vezes também me pego escutando a 'Lower the Flags' e principalmente a 'End of the Road'.. não é meu estilo preferido de Metal mas curto pra caramba o Funeral Album..

    ResponderExcluir
  7. Acho que a "Lower the Flags" ganha pelo teclado. Soa bonito mesmo. Não curto muito o instrumental dela, não. Mas "End of the Road" é do cacete. Pusta musiquinha boa!

    ResponderExcluir