segunda-feira, 7 de junho de 2010

22 - First Impressions of Earth - The Strokes


Acho que nas últimas postagens tenho me referido demais a uma certa banda. Então como gosto dela e estava com ânimo pra escrever, vamos falar de Strokes.
Tá, tá, todo mundo já é careca de saber como os caras surgiram do nada e "salvaram o rock". Mas hoje eu vou contar como eles ME salvaram.
Bem, era 2006.
E eu estava largando as roupas pretas, os cuturnos e a pose de mau e querendo ouvir alguma coisa diferentona.
Foi numa manhã, fria como qualquer outra manhã curitibana de inverno, em que a tv me desperta com isso aqui:



Quer dizer, eu ainda estava com metal na veia e isso... essa guitarra do começo... nossa...
Fui correndo tentar ouvir outra música como fosse possível. Mas... esqueci o nome dela (dhã). Me lembrava que alguns dias antes alguém havia mencionado o nome de uma música deles que era bacana e tudo mais, a "Reptilia", e fui procurar o disco da banda que tinha qual música? A "Reptilia". Acabei comprando o Room on Fire assim. De longe (e óbvio) não achei essa música pela qual eu tinha me interessado tanto. Achei o Room on Fire legalzinho... Dei 7 pra ele na minha escala de classificação.

Depois desse erro, fui atrás da bendita música, descobri o nome e, finalmente, descobri o First Impressions of Earth.
E que cd bom!

Há quem venha com uma pedra jogue e fale "ui, é o pior cd deles!".
Sua avó em chamas quem é.

Eu comecei a escutar a banda através do Room on Fire, mas o FIOE foi o álbum que tornou o Strokes a minha banda favorita até meados de 2009! Eu escutei ambos e o Is This It de furar os cds. Era no meu quarto, na sala, na cozinha, no banheiro, no trabalho, na faculdade... Eu curti a banda cada minuto de cada disco. Sabia todas as letras (incluindo de b-sides) e foi graças ao FIOE. Falem o que quiserem do Is This It, ele é um álbum excelente, não há como negar. Mas o FIOE é muito melhor.
Por que?

Primeira coisa: maturidade musical. As composições do álbum são de desossar qualquer outro que já tenha ouvido. E acho que nunca ouvi antes um disco que tivesse tanto a ver com o título quanto este. As coisas realmente soam como impressões sobre o mundo, as pessoas e seus comportamentos.
Em segundo lugar, o capricho visual dado ao álbum (desenhos feitos pelo baterista, Fabio Moretti, brasileiro torto); cada desenho com uma mensagem escondida de alguma forma, mas todos relacionados à uma música.
E por último, a sonoridade. Muito diferente dos outros álbuns, no FIOE a banda aposta em uma levada muito diferente da que se via nos dois álbuns anteriores. Uma levada, diga-se de passagem, muito mais abrangente do que as mesmas distorções e baterias anteriores (que, se prestar atenção, quase nunca mudavam muito)...

Eu poderia (e gostaria muito também) de poder falar horas sobre este disco. Mas como meu tempo anda meio curto (e estou com uma avalanche de idéias para o mês de junho) então vou começar a falar das músicas (que é o que interessa).

"Heart in a Cage" foi a música que me trouxe para o universo incrível da banda. Uma entrada boa, uma letra simples e, preparem os ouvidos, ela é demais!. Antes dela e com um vocal mais invocadão, "Juicebox" é o que se pode chamar de "música-soco-no-queixo": é rockão pra ninguém pôr defeito. E o riff dela é demais também.
Gosto de "Vision of Division" não só pela sonzeira, mas também pela letra (que são duas em uma só):
Aí está a parte do encarte com a letra. Em letras brancas a letra é toda "vai se ferrar, estou cansado de você!". Em letras pretas, a letra é uma coisa não muito diferente, mas com outra conotação. Gosto de pensar nelas como letras separadas até porque na própria música, o Julian canta cada frase com uma entonação diferente - linhas brancas num tom mais agudo, linhas pretas em um tom mais grave.
Coisa fumada mesmo.
Acho que outra letra com seu devido merecimento é "Ask Me Anything". Não, não é aquele site em que as pessoas te perguntam um monte de besteira inútil... A letra é pra se refletir bastante.
"You Only Live Once" é bacana e me remete à classica do Queen "I Want to Break Free". Não pela letra, mas pela batera. (Sério, vai lá e ouve, pra você ver; é igual).

Bom, de todas as do álbum que eu poderia falar, a minha favorita (e a de muita gente espirituosa) é "Ize of the World". Esta música é a prova de que Julian Casablancas é um grande compositor e não só um bebadaço. A criatividade dele ultrapassa limites nessa música. Extremamente crítica ele me faz pensar em um mundo (o nosso) em que as pessoas de repente começam a fazer as coisas sem um grande propósito. Quase mecanicamente. Ele fala muita coisa interessante na letra e uma frase que me chamou mais a atenção foi "Am I a prisoner to instincts or do my thoughts just live as free and detached as boats to the dock?" (ou "Estou preso aos meus instintos ou meus pensamentos estão tão soltos quanto barcos em um porto?" em uma tradução não literal) e me fez pensar por horas...

Mas, filosofias à parte (ou não, já que este é um álbum que eu considero excelente pra se divagar por horas), o First Impressions of Earth é o que eu chamaria de álbum completo. E se em meados de setembro/outubro a banda lançar material parecido eu vou ficar muito feliz. Até porque, pô, já faz um tempão! Vamos trabalhar ae!

4 comentários:

  1. Então vou escrever aqui, daí tu lê e eu apago.

    Eu adorei a tua descrição sobre a descoberta dos Strokes.
    E mesmo tendo os conhecido nessa última fase (que realmente é a que chama mais atenção para quem costumava a ouvir metal, hard rock, progressivo, etc...), tu tirou detalhes que eu, que acompanho desde o início, passei batido! E esse disco é mesmo muito bom. Heart in a Cage é uma das que anda "fechando comigo" ultimamente.
    É legal ver alguém falar de uma banda com tanto conhecimento, detalhe e de forma tão espontânea!

    Parabéns mesmo pelo blog!

    *Inclusive estou fazendo um trabalho pra minha faculdade de moda, com idéias inspiradas nesse disco. Penso em pegar You Only Live Once para a passarela ou Ectricityscape!

    *E vou passar mais vezes aqui.

    *Eu contribuo para esse site: www.osarmenios.com.br - dá uma olhada se te interessar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Strokes!
    Fuck Yeah!


    Thom, seu blog está cada vez melhor... Suas análises estão cada vez mais profundas, talvez por você estar deixando de lado um pouco do receio de escrever o que pensa sobre as bandas por aqui!

    Não é só de críticos musicais que vive a música... Na verdade, são necessárias mais pessoas como você e aquele cara do Porque Pensar faz Bem, que são "meros consumidores", mas refletem sobre o que estão ouvindo...

    Parabéns pelo blog e pela postagem!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom, Emanuele, fico feliz de agradar uma fã da banda com a postagem. Como eu havia escrito antes, é gratificante escrever para fãs de bandas em particular e receber um retorno tão positivo.
    Fiquei realmente lisonjeado.

    E bem, não haveria muito o que escrever sem o seu apoio, Lex. Concordo plenamente com o cara do "Porque Pensar faz Bem"; se a opinião de consumidores que pensam sobre o que consomem fosse de fato dada, com certeza o empenho de bandas, diretores, roteiristas e de todo o profissional voltado ao entretenimento seria muito melhor.

    Muito obrigado pelos comentários.
    Vou dormir contente e satisfeito hoje =D

    ResponderExcluir