terça-feira, 10 de maio de 2011

46 - Contraband - Velvet Revolver



Desde muito tempo eu tenho mencionado a Velvet Revolver aqui no blog.
E, de fato, eu curto muito os caras.
Acho que das bandas de macho que surgiram em meados de 2000, essa é provavelmente uma das mais fodas. E nem vou falar aqui (como não falei da Audioslave) sobre aquele papo piegas de “supergrupo”, “reunião mágica de músicos ultrapowerhightech”, etc, etc, blá-blá-blá... Ao invés disso, quero que todo mundo saiba o quanto essa banda me deixou feliz enquanto durou/ dura.

Rock 'n' Roll na veia, talento fudidão, músicos de primeira e Vontade. Vontade faz sempre a diferença. Fazer um disco com Vontade é certeza de ganhar fãs, apesar de não achar que caras de bandinhas coloridas tenham essa Vontade toda... Mas eu quando escutei a banda pela primeira vez me assustei com o nivel de qualidade do som. Sim, senhores, porque a banda é uma máquina destruidora de foda de tão bom que é o som que eles fazem.

Foi num dia como outro qualquer, mas quem me mostrou a banda foi um camarada meu, chamado Tony. Ele tocou comigo na primeira banda que eu tive (acho que já mencionei ele aqui no blog antes, na real) e um dia na casa dele entre macarrão, coca cola, futebol na TV e violões ele me perguntou se eu já tinha ouvido falar dos caras. Eu disse que não. Ele perguntou se eu conhecia Stone Temple Pilots. Eu disse que não, de novo. Ele perguntou com sangue no olho se eu conhecia o Guns 'n' Roses. Esse eu disse que sim, mas que só curtia o Slash e algumas músicas. Daí ele disse: saca só:



"Fall to Pieces" tem uma das letras de baladinha enrustida mais fodas do mundo. Me lembra beeeeeem vagamente o estilo de letra de "Creep", da STP, mas aqui a coisa é bem mais hard rock e aquele solo do Slash ali é feeling que transborda! Demais, demais, demais. Aliás, as baladinhas do disco são muito animais.
Tudo bem que baladinha MESMO é só "Loving the Alien". Ela é toda levinha, tranquila pra se escutar e voar longe. A letra é das já conhecidas "vamos bater um papo cantando" que eu tanto gosto e escutá-la, tocá-la, cantá-la ou qualquer coisa do gênero faz um bem colossal. Só acho estranho aquele lance fumado de "I never noticed how lovely were the aliens" (ou "eu não havia notado quão amáveis eram os aliens" - ??? - em uma tradução não exatamente literal).
Fechando o trio lentinho "You Got No Right" é a mais pesada. Musicalmente falando, claro. A letra dela (sim, pra mim, baladinha boa = letra boa) é muito massa e extremamente simples. O jogo de vocais ali é bonito de se ouvir e ficou bem encaixada ali no disco. Por mim, inclusive, as três ficaram muito bem colocadas.

Mas o Contraband não é meu disco favorito, dos dois deles, por ter baladinhas. O lance do Velvet é fazer rock de macho!
E, tudo bem, o Libertad tem coisas ótimas, mas não aguenta três minutos de porrada com o Contraband.
Tipo, vou começar pelas mais "susses" (vulgo, o que vem antes de "Fall to Pieces"):

"Do It for the Kids" é a segunda música do disco e já começa com uma meia lua+soco forte (Hadouken, para leigos). Ela pega o final da primeira e emenda só com aquele vocalzão berrando aquele "Went too fast I'm out of luck and I don't even give a fuck!!!". Tudo bem que o refrão não é o dos mais legais (não pelo menos até começar a aparecer essa frase do começo no final dele). E emendando com ela, "Big Machine" tem acho que a melodia vocal das mais legais do album, desde o timbre vocal até a melodia dela. Mais solos fodões e mais peso. Só alegrias. Numa levada que parece uma só, "Illegal i Song" forma uma espécie de medleyzinho e confesso que de todas as mais pesadas esta é a que menos me agrada. Acho que ela é pobrinha e o que eu realmente curto nela é aquele final escrachadamente gritado. Sério, ali o Scott bota o gogó no talo+drive+grito atômico e fica demais! Sério, quando acharem um novo vocal quero ver o cara fazer igualzinho hehehehe (o mais chato).
E fechando esse "Lado A" do disco (lado comprido, não?) tem "Spectacle". Seguindo a linha do Velvet Revolver desde que você colocou aí seus fones de ouvido no talo, não faltam solos Sláshicos, vocais sobrepostos e mais gritaria ultrafodástica do Scott. Eu curto muito o riff dela e nem sei por que. Sei que esse é um disco muito do foda.

Aliás, o que define um disco bom?

Acho que falando com o Rafis esses tempos ele soltou uma frase interessante (que eu não lembro exatamente das palavras, mas era algo assim): "um disco bom é aquele que dá pra escutar até o fim. É raro ver um disco INTEIRO bom hoje em dia, mas quando aparece não dá pra parar de ouvir"

E sim, eu concordo. Muitos discos hoje em dia são num certo padrão, começando com cinco faixas realmente alucinantes, e depois decaindo a coisa para um ritmo mundano que fica então conhecido como "estilo da banda". A partir de então as bandas se ocupam em fazer discos nesse mesmo formato, com um ou dois hits realmente bons e outras músicas que servem de encheção de linguiça. Por isso que o Contraband apavora o Libertad. Não que o segundo seja um disco ruim, mas o primeiro é REALMENTE bom, de se escutar do começo ao fim sem pular nenhuma.

Porque, chegando na "Slither", meu amigo... a coisa vira prova do que eu estou falando. Sério, aquele riff faz o disco todo valer a pena. Confesso que o refrão não é dos melhores se ouvido assim, no seco. Mas depois que vi um ao vivo dos caras com um fudilhão de pessoas cantando junto, eu mudei de opinião descaradamente. Se Satã colocou o dedo em alguma do cd foi nessa e na minha favorita (suspense... hehehe). Sério, toda a estrutura dela é pra levantar qualquer um. É rock puro. E na sequência, "Dirty Little Thing" só emenda na mesma pegada de obliterar ouvidos. Só aquela entradinha ali, toda na sutileza, mostra o poder da banda. Fora que o embalo dela da ponte pro refrão é daqueles que te faz querer escutar a música cada vez mais. Aqui, enquanto escrevo o post, ela já repete pela 6ª vez e eu quase esqueço das outras músicas. E se o "Lado A" conta com todo aquele apoio fodão, o "Lado B" do disco é tão foda quanto. "Slither" e "Dirty Little Thing" são boas. Entre tão boas quanto, estão por exemplo "Superhuman" e "Headspace".
"Superhuman" tem um dos riffs mais grudentos do disco. Não é exatamente como as pancadas devastadoras de "Do It for the Kids", mas esse riff somado ao refrão cheio de "dorgas" e o contexto da letra fazem dessa mais uma das músicas legais. De "Headspace" eu já gosto mais e o timbre de guitarras dela é perfeito para o estilo da música. Sair de algo como "Fall to Pieces" e escutar "Headspace" é como comer um "petit gateau": partir de algo suave e leve pra algo quente e pesado. Mas o conjunto é bom (tanto o do "petit gateau" quanto  o das músicas... e me deu fome).
Fechando o trio apocalíptico, "Set Me Free" tem acho que o refrão mais legal do disco em matéria de letra. A música é toda cantada num timbre de voz que varia entre o grave falado e o agudo mais característico do Scott. Acho uma das mais legais do cd.

Mas não é minha favorita.
Ela desbanca todas.
Olha só:



Acho que é a melhor abertura de discos de todos os tempos. "Sucker Train Blues" é simplesmente boa demais. Se existia alguma música pra banda dizer "Oi, viemos derrubar sua casa com toneladas de rock 'n' roll =D" seria essa. E essa certamente tem dedos do Tinhoso. Ela tem peso perfeito, melodia perfeita, refrão na medida, solo com a duração certa... Só a letra é estranha, mas pra pirar com ela você não precisa de letra alguma.

Aliás, pra pirar com a banda meu conselho é simples: pegue os cds, baixe-os e coloque os fones no talo.
Enquanto a formação não encontra seu novo vocalista, o que se pode fazer com esses dois discos é curtir até estourar os tímpanos.
Outra cuspida ae em quem disse que não existe rock 'n' roll.
E vem mais por aí.

Abração

4 comentários:

  1. Velvet Revolver é bem legal mesmo. Conheci num Grammy, mas já faz tempo, hehe. Sucker Train Blues como abertura é muito bom, mas Big Machine é a minha favorita, letra muito boa, baixo potente, e bateria é forte, só a guitarra que eu acho que podia ser melhor, considerando a fama do seu guitarrista, rsrs.

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  2. Bom, depois que o Slash fez o álbum solo eu não posso reclamar dele nunca mais hehehehe

    Lavou a honra naquele disco =D

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  3. Ah, depois que o Slash fez o disco solo ele lavou a alma. Honra renovada hehehehe

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