terça-feira, 25 de janeiro de 2011

40 - Sabonetes


Você leitor de outros posts deve ter percebido que eu mantenho uma certa distância de bandas brasileiras. A única banda nacional mencionada aqui foi a Moptop com seu selftitle.

"Mas por que isso, cara? Você não gosta das bandas daqui? Cadê seu patriotismo? Cadê sua garra? Você é um americanizadinho, isso sim!"

Então, sendo bem honesto, eu não vou muito com a cara das bandas daqui não. Salvo Moptop, Cachorro Grande, Efervescentes e mais umas duas ou três mais famosas dessa leva dos anos 2000 eu não curto quase mais nada. Não vejo as bandas brasileiras com muito bons olhos não.
Mas e aí? Já ouviram falar de Sabonetes?

A despeito de eles serem os atuais representantes de bandas que saíram deste fim de mundo chamado Curitiba (aonde eu moro e toco com uma banda também) junto com a Anacrônica, eu gostei bastante do som deles. Os caras estão na estrada a relativamente pouco tempo (desde 2003, acredito) e recentemente tiveram seu cd lançado em São Paulo, com direito a cobertura pela MTV e tudo mais. E apesar de a MTV ter tido um gosto relativamente duvidoso ultimamente, apoiar uma banda como esta foi uma das poucas boas atitudes que vi a emissora tomar nos últimos 4 anos.

Conheci a Sabontes depois de sair de um ensaio da minha própria banda. Fomos em um pub irlandês daqui e os caras estavam tocando por lá. A música deles que abriu a noite foi esta:



"Descontrolada" é uma música legal. E ao vivo é melhor ainda. No começo eu não ía muito com a cara dos falsetinhos ali, mas com o tempo me acostumei e no fim ficou muito bom pra música. Ela é relativamente animada e o que me chamou a atenção aqui (e em muitas outras faixas do disco) é a criatividade do batera. O cara manda muito bem e toca com naturalidade.
O disco não abre com ela. "Nanana" é a que começa o disco com metade da personalidade da banda ali. Ela começa ali na dela só com a bateria, depois vai de verso em verso te levando ao clima do disco todo. É uma música boa de escutar e backing vocals fazendo sua colaboração inicial das muitas do album. "Nanana" é animada e acho que por isso curti.

As animadas são ótimas, então vou falar delas mais pro final. Como eu comentei ali em cima, eu não sou um cara lá muito chegado em bandas brasileiras porque muitas delas parecem ter dificuldade em operar com baladas e/ou músicas mais lentas. Não é o caso da Sabonetes.
"Onde Vai Parar" é um exemplo inicial desse tipo de música. Sou suspeito pra falar dela porque eu honestamente curto demais o estilo daquela guitarra ali no começo. Dá um ar diferente pra coisa (um ar diferente e bom) que mexe comigo de alguma forma. Outra com um efeito parecido pra mim é "Marcapágina". É simples demais, tranquila demais e aquele "tchururu" ali no verso ficou massa demais. O solo é todo bem trabalhado e vale a pena escutar ela até o fim. Tem um jeitão de estilo regionalzão, mas que os caras souberam aproveitar como ninguém. Fora que a letra é uma coisa cotidiana; parece bem uma história sendo contada ali com versos e uma harmonia pra acompanhar. Uma das minhas favoritas.

Mas das lentas não dá pra não comentar "Hotel". Não só por ser (também) uma das que mais gosto do dico todo, mas também porque é inegavelmente uma música ótima. É o tipo de refrão que me faz querer cantar junto (sem contar que ela fica na cabeça; mas é uma canção chiclete ótima). E por mais que muita gente possa discordar, acho que é uma das faixas com mais maturidade do cd inteiro. Parece música de banda com estrada mesmo. Ultra foda.

Mas se o negócio é uma coisa mais animadona e tals, os caras não deixam por menos. "Se Não Der Não Deu", a faixa bônus, é outra que mostra um pusta talento por parte deles. Ela não é exatamente animada, mas tem uma pegada única. Tão única quanto "Nanana" lá do começo. Tão única quanto "Enquanto os Outros Dormem". A despeito de eu gostar do jeitão dela, acho que a letra é uma das minhas preferidas. Tudo bem que o refrão é o título repetido, mas no geral ela fala bastante dos meus últimos dias por aqui. Diria que a letra é nostálgica pra mim.

Numa progressão de "peso" (não são uma banda com um ritmo mais pesado, afinal) temos "Hai Cai". Ela começa não devendo nada e tem uma continuidade boa. Gosto bastante do solo com os vocais lá no fundo ecoando suas frases e "oooouooooooo".
Começando mansa e tomando um ritmo mais acelerado depois ao mesmo tempo em que tem uma letra mais baladinha, temos "Quando Ela Tira o Vestido". O instrumental me parece ser o menos complexo do disco e apesar do disco ter várias músicas num estilo mais pop, acho que esta é a que mais se aproxima deste estilo.

Minha preferida do disco é essa:



Gosto de "Hora de Partir" por tudo o que ela é. A letra é muito boa, o instrumental é animadão, acho que o vocal se destaca bem, os backing vocals não são exagerados e com tudo isso ela ainda consegue ser uma música extremamente simples. Gosto do jeitão dela até na versão acústica (que acompanha o disco como faixa bônus).

E a banda? Bom, de quando em quando os caras fazem seus shows por aqui. Infelizmente nunca tive a oportunidade de dividir o palco com eles aqui em Curitiba (apesar de termos tocado no bar aonde eles costumam tocar e também ter tocado no mesmo evento que eles na metade de 2010), mas todos os integrantes parecem bem humorados e a postura de palco deles é bem humorada e confiante. Os shows por aqui costumam lotar e eles fazem covers excelentes de várias músicas, mas tem seus fãs e dá pra ouvir uma boa parte da platéia cantando as letras do grupo.

Aguardando novidades deles, só me resta encerrar a postagem orgulhoso dos caras daqui estarem mostrando um serviço tão bom.
Mais bandas nacionais e discos novos e antigos serão comentados em breve.
Abraços

9 comentários:

  1. POOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Faltou dizer que ganhou o CD de mim, de presente de aniversário! ehuEueHUEhuehuehuehu

    Enfim, a postagem ficou ótima, mesmo!

    =)

    ResponderExcluir
  2. Valeu cara! UHAhuahuahuahu

    Verdade, faltou dizer que foi presente; mas você será citado no próximo post de uma forma mais direta heheh

    o/

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOPA

    Agora bateu a curiosidade!

    EHUueuheHUEHEU

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser bem difícil eleger uma, a que eu mais gostei foi Marca Página. E... Realmente, Enquanto os Outros Dormem é a tua cara. =P

    ResponderExcluir
  5. Mas bandas daqui ruleiam o/

    Esses são os que eu postei pelo disco nas mãos, mas se der uma procurada nas bandas na minha adorada cidade vai ver do que nosso rock é feito (OOOOOOOHHHH) ahuhuauhauhauh

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!
    Sabonetes é uma das melhores coisas que uma amiga me apresentou na vida!
    Os meninos merecem tudo de bom!
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  7. Merecem sim (até porque andam suando a camisa horrores pra merecer o espaço que tem conseguido).
    Comente mais vezes ;D

    ResponderExcluir
  8. Esses caras são bons mesmo, gosto deles já faz um tempinho.
    Só que não gosto do disco inteiro, rsrs.
    E "Hora de Partir" é a minha favorita, rsrs.

    ResponderExcluir